Melhoramento do algodao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA

CURSO DE AGRONOMIA











MELHORAMENTO DE ALGODÃO








Acadêmicos (as): Juliano Sanders
Lilian Scariot
Milene Auler
Professor: Lizete Augustin
Disciplina: Melhoramento Vegetal (Agr-405)













Passo Fundo, junho de 2010.
INTRODUÇÃO


Com o objetivo de aprimorar osconhecimentos dos alunos da Cadeira de Melhoramento Vegetal, a professora Lizete propôs a elaboração de um trabalho sobre Melhoramento do Algodão. Para que haja um melhor entendimento sobre o assunto, este trabalho divide-se em: evolução, sistema reprodutivo e por fim melhoramento genético do algodão.
































O algodão é uma fibra vegetal de cor branca ouesbranquiçada obtida dos frutos de algumas espécies do gênero Gossypium, família Malvaceae. Mundialmente está presente em muitas regiões, inclusive no Brasil, sendo oriunda do continente asiatico e americano. Segundo Fryxell (1992) existem 50 espécies de algodão, sendo apenas 4 utilizadas de forma significativa, duas alotetraplóides e duas diplóides, (Gossypium hirsutum L., G. Barbadense L., G. Arboreum L. eG. Herbaceum L.) e, a despeito de muitas não serem exploradas economicamente, representam valiosa fonte génetica.
Da planta quase tudo é aproveitado, principalmente a semente e a fibra. A fibra representa 35% do peso da produção e possui varias aplicações industriais, dentre elas: confecção de fios para tecelagem, preparação de algodão hidrófilo para enfermagem, confecção de feltro,cobertores e estofamentos, obtenção da celulose e outros. A semente representa 65% do peso da produção sendo rica em óleo, este depois de refinado é utilizado na alimentação humana e na fabricação de margarina e sabão. A torta, subproduto da extração do óleo, é utilizada na alimentação animal devido seu alto teor proteico. O tegumento é usado para fabricar alguns tipos de plásticos e de borrachasintética.
No Brasil, a cultura reduziu significativamente a área de produção desde a década de 80. Em 1985 eram 2,5 milhões de hectares e uma produção de 2,67 milhões de toneladas, passando somente a 0,81 milhão de hectares e produção de 1,91 milhão de toneladas em 2000. Entretanto, a produtividade aumentou signifivativamente, nesse período, apresentou um crescimento de 99,41%, ou seja, em 1985 era de1,18 mil quilogramas por hectare e em 2000 atingiu 2,36 mil quilogramas por hectare.
O algodoeiro é cultivado, no Brasil, em três macrorregiões, a Norte–Nordeste (Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia),  a Centro–Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) e a Sul–Sudeste (São Paulo, Paraná e Minas Gerais). Em todas elas encontram-sediferentes sistemas de produção, desde pequenas glebas, de agricultura familiar, até culturas empresariais, de alto nível tecnológico.
A cultura é exigente a qualidade do solo, não se adaptando em glebas ácidas ou pobres em nutrientes, as excessivamente úmidas ou sujeitas a encharcamento, ou ainda a solos compactados (BUAINAN e BATALHA, 2007). Necessita de 750 a 900 mm de água bem distribuídosno período de aproximadamente 160 dias, e dependendo do desenvolvimento e produção das plantas, chuvas excessivas ou persistentes comprometem a produção e a qualidade do produto após os 130 dias de idade da cultura. Durante todo o ciclo, necessita de dias predominantemente ensolarados, com temperaturas médias entre 22 e 26 oC. Satisfeitas tais condições, a cultura tem sido desempenhada comsucesso em altitudes variando de 200 até 1000m, em caso de maior altitude o ciclo pode ser alongado em 30 dias ou mais.
Além de possíveis diferenças no potencial de produção e de qualidade da fibra, cultivares de algodoeiro se distinguem, pelo menos, por quatro características, que pesam na sua escolha para plantio: a) porte e conformação da planta, o que condiciona adaptabilidade a diferente...
tracking img