Pragas da mandioca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A cultura do algodão (Gossypium hirsutum L.) é uma das mais tradicionais do Brasil e tem dado sinais de forte avanço nos últimos anos. A sua cadeia produtiva gera riquezas superiores a US$25 bilhões de dólares anualmente, representando cerca de 4% do PIB nacional e mais de 13,5% do PIB industrial (TÊXTIL, 2004).
No campo, os sinais de avanço são consideráveis. Apesar da redução daárea plantada na safra 2005/2006, que foi de 19,4% menor que a do ano anterior, o país tem colhido produções históricas: 1.309,4 milhão de toneladas de pluma na safra 2003/2004, 1.298,7 na safra 2004/2005 e 1.046,5 na safra 2005/2006, cultivando mais de 1 milhão de hectares com a cultura do algodão (CONAB, 2006).
Os dados do último levantamento de campo, realizado divulgado pela Conab no dia09/08/2012, indicam que com uma área plantada de 1.395,9 mil hectares a safra brasileira de algodão, na temporada 2011/12, cujos trabalhos de colheita se encontram em andamento nos principais estados produtores, deverá totalizar-se em torno de 4.961,3 mil toneladas de algodão em caroço (Quadro IV e 1.868,1 mil toneladas de pluma Quadro V). As respectivas produtividades médias foram avaliadas em3.554kg/ha de algodão em caroço e 1.338 kg/ha para o algodão em pluma. (CONAB, 2012).
Em termos de produção mundial, o algodão está entre as quatro culturas mais importantes de produção de fibras. Atualmente a produção mundial soma 25.5 milhões de toneladas de sementes de algodão cultivados em 34.8 milhões de ha. China, EUA e Índia são os principais produtores de algodão do mundo, representando cerca de60% da produção mundial.

Desenvolvimento

O algodoeiro do gênero Gossypium sp., cultivado mundialmente é uma planta que há muitas décadas atrai o interesse de pesquisadores de diversos países na busca pelas suas reais origens (Camilo de Lelis Morello e Eleusio Curvelo Freire). Os autores divergem sobre sua origem, onde alguns afirmam que este é oriundo no continente americano enquantooutros afirmam ser originário do Paquistão ou ainda da Índia.
Entre as inúmeras espécies da planta distribuídas pelo mundo, as mais comuns têm origem na África Central. Como planta cultivada em larga escala e utilizada em manufatura, entretanto, acredita-se que seja a Índia o centro mais antigo, remontando ao oitavo século antes da Era Cristã. Particularmente no Brasil foi encontrada a espécieselvagem G. mustelinum, no semi-árido do Rio Grande do Norte (RN), da Bahia (BA) e do Ceará (CE). O País é também área de diversidade biológica das espécies G. barbadense L. (distribuídos por toda a região da Mata Atlântica e região Amazônica) e do algodoeiro mocó (G. hirsutum L. var. marie galante Hutch), encontrado no semi-árido nordestino, além do litoral do Rio Grande do Norte e do Ceará(LERAYER,2009).
(Romário Ferreira Rezende)
Para o cultivo do algodoeiro, a melhor época de plantio é de acordo com o zoneamento sendo muito importante em virtude da sensibilidade, que a espécie possui em relação aos fatores ambientais, em especial para a água, que é o fator mais escasso.
O algodão é uma cultura que não necessita de grandes volumes de água durante seu ciclo. Deve-se programar a época deplantio, de forma que a colheita ocorra no período seco, evitando-se o comprometimento da qualidade da fibra colhida.
A adubação com P e K deve ser realizada tomando-se por base o resultado da análise de solo. A adubação com N deve ser realizada com aplicações de 60-75 kg/ha fracionada, com ¼ do total recomendada no momento do plantio e o restante 40 a 45 dias após a emergência.
Plantasdaninhas

A cultura deve permanecer no limpo nos primeiros 60 dias após a emergência, período crítico, ou seja, caso haja competição entre a cultura e o complexo florístico, os danos à primeiro serão irreversíveis, como aumento do ciclo, o que será incompatível com o manejo integrado de pragas e redução no rendimento da cultura, visto que dois dos componentes da produção serão fatalmente...
tracking img