Fundamentos historicos teoricos e metodologicos do seviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hoje é mais que evidente que o abuso e a dependencia de drogas no Brasil, em especial do álcool e do crack, transformou-se numa chaga social. Criar uma grande frente de saide publica, comprometidacom o tratamento, a recuperação e a reinserção das milhares d e vitimas, é o principal desafio.
Para uma ação eficaz é preciso distinguir o que precisa ser distinto: por um lado, reprimir ecriminalizae, de forma vigorosa, o trafico de drogas e o contrabando; por outro, acolher de forma humanizada e possibilitar o acesso dos usuarios às diversas formas de terapias. Há mais duvidas do que certezasem relação ao tratamento, o que exige atualização permanente dos protocolos clinicos e terapêuticos.
Em dezembro, governo Federal lançou um conjunto de ações integradas para enfrentsr o crack e outrasdrogas. Com o mote “crack, é possivel vencer”, as ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autotidade e prevenção. No campo sa saude e do cuidado, inclui a ampliação e qualificação da redede atenção á saude voltada aos usuarios, com criação da rede de atendimento Conte com a Gente.
As raÍzes do problema são amplas, mas sem duvida é possivel interferir no curso da dependecia eestabelecer meios para a recuperação do usuario. Uma abordagem bem-sucedida está relacionada a uma ação articulada. O tema, ainda polêmico, tem como norte a certeza de que toda a atuação deve ser guiada pelorespeito aos direitos individuais e pela proteção à vida, principios fundamentais do SUS.
A epidemia de uso de crack que se apresenta no país preocupa todos os brasileiros. A estimativa da OMSpara o Brsil é que existam 3% de usuarios, o que implicaria 6 milhões de brasileiros. O Ministerio da Saúde trabalha com 2 milhões de usuários e estudo da Unifesp demonstra que um terço mantém o uso eoutro terço morre, sendo que 855 dos casos são relacionados á violência.
Não existe ainda uma droga especifica. Os psiquiatras preconizam internação para desintoxicação de cerca de 7 a 14 dias....
tracking img