Melanie klein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERADE SANTO ANDRÉ
Curso de Psicologia

RESENHA SOBRE O CONCEITO DE EGO PRIMITIVO
ABORDAGEM KLEINIANA

SANTO ANDRÉ
2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERADE SANTOANDRÉ
Curso de Psicologia

RESENHA SOBRE O CONCEITO DE EGO PRIMITIVO
ABORDAGEM KLEINIANA

Nome: Célio Pereira
RA:350.459.4262

SANTO ANDRÉ
2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERADE SANTO ANDRÉEm sua teoria do desenvolvimento, M. Klein considerava que desde o nascimento a criança possui um ego, ego primitivo,arcaico, que não é igual ao de uma criança de 6 meses, nem de um adulto, mas écapaz de experimentar ansiedade, usar mecanismos de defesa, tem uma idéia de onipotência, introjeção, idealização, negação, cisão e projeção e de formar relações primitivas com objetos na fantasia ena realidade. Um ego desorganizado com a tendência à organização, igual a toda tendência do crescimento fisiológico. Um ego hábil,que está em um estado de fluxo constante, variando de momento paramomento seu grau de interação.
Baseada em Freud na observação do jogo de carretel, Klein percebeu que o brincar da criança poderia representar simbolicamente suas ansiedades e fantasias.
As criançasjogam, brincam e desenham, não falam como os adultos, encontram no lúdico a forma preferencial de enunciar o que se encontra no registro do inconsciente.
O conceito de identificação projetivaintroduzido por Klein em 1946 começa a delinear um lugar para o objeto real neste processo, uma vez que insere um componente interpessoal nesta dialética de dispersão e integração dos afetos. Ela propõe aexistência, desde os estágios iniciais, de um processo psíquico em que aspectos do self não são simplesmente projetados sobre o objeto, mas sim, como ela destaca, "para dentro do objeto", gerando efeitossobre ele. Em suas descrições, Klein privilegiava as fantasias das crianças de controlar, possuir e dominar o objeto, mas suas ideias permitiram que autores como Bion explorassem o conceito em sua...
tracking img