Meio de contraste seed

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar o contexto de como deve-se realizar os exames de Seriografia EED, Esofagograma e Deglutograma na especialidade infantil.
Com isso espera-se evidenciar os procedimentos de preparo do exame, inclusive o processo de preparação dos pais, as doses de contraste a serem administradas e as posições a serem realizadas para as radiografias.Seriografia Esôfago Estomago Duodeno

RADIOLOGIA PEDIÁTRICA

TRATO GASTROINTESTINAL ALTO: SERIOGRAFIA ESÔFAGO-ESTÔMAGO DUODENAL (SEED)

Patologia Demonstrada
Doenças ou condições que acometem o trato gastrointestinal alto.

Preparação do Paciente
Lactentes: jejum de 4 horas;
Crianças com mais de 1 ano de idade: jejum de 6 horas ou a partir da meia-noite se o exame for de manhã cedo.Preparação da Sala
A sala de procedimento fluoroscópico deve ser preparada antes de o paciente ser trazido. A maca é colocada na posição horizontal e as técnicas acertadas. Um lençol de algodão ou descartável deve ser colocado sobre a maca. Dependendo do exame, a mamadeira de bário, o bico, as sondas e seringas devem estar prontos para uso. Aspiradores e oxigênio devem estar disponíveis para ocaso de uma emergência.
Proteção Um pedaço de chumbo de 1 mm é posicionado abaixo das nádegas do paciente para prevenir a radiação difusa "abaixo da mesa" do tubo fluoroscópico.

Preparação do Bário
O bário líquido deve ser usado de acordo com as instruções do fabricante. O bário pode ter que ser diluído para crianças pequenas e lactentes. A diluição é necessária para o uso em mamadeiras, e évantajoso ampliar o furo do bico com uma agulha estéril ou escalpe para que o bebê mame com mais facilidade.
A quantidade de bário dada para a avaliação do trato gastrointestinal depende da idade. Sugerimos as seguintes quantidades:
Neonatos até 1 ano - 60 a 120 ml
1 a 3 anos - 120 a 180 ml
3 a 10 anos - 180 a 360 ml
acima de 10 anos - 180 a 360 ml

Preparação do Paciente e dos Pais
Os paisdevem acompanhar o paciente à sala de exame antes do início do exame. Alguns minutos devem ser gastos explicando aos pais o exame e o funcionamento dos aparelhos e o seu benefício aos pais e ao paciente. O tamanho e os barulhos estranhos das máquinas habituais para os técnicos podem ser assustadores para crianças pequenas. Uma explicação e a demonstração sobre como o intensificador de imagem étrazido até acima do tórax da criança acalmam o medo das crianças de serem esmagadas pela máquina.
As crianças podem observar como o "milk shake" desce na direção do estômago pelo monitor de televisão. Procedimentos contrastados com bário em crianças são feitos com o paciente deitado. Pais (se não houver gestação) devem receber avental e luvas de chumbo para permanecer na sala durante oprocedimento. Segurar a mão da criança e estar próximo do paciente, reduz a ansiedade e proporciona um ambiente tranqüilo aos pais e às crianças. Palavras de apoio durante o exame são encorajadoras.

Procedimentos
Exames Pré-Gástricos

AP de abdome em decúbito dorsal;b PA e tórax lateral antes de ingerir o bário;
Ingestão de Bário: Um lactente vai beber o bário em uma mamadeira.
Crianças mais velhasvão beber através de um canudo para evitar derramar.
Em alguns casos a criança pode insistir em beber diretamente do copo. Isso obriga a sentar o paciente para beber e depois deitá-lo para a fluoroscopia. Se o esôfago tiver que ser delineado, pasta de bário pode ser colocada entre a língua e o palato. Outra tática é a de esguichar o bário com uma seringa de 10 ml dentro da boca da criançasegurando-lhe gentilmente o nariz.
Se a criança se recusar a engolir o bário, pode ser necessário que o radiologista passe um cateter nasogástrico até o estômago.

Posicionamento para Seqüência Fluoroscópica
Radiologistas seguem uma seqüência particular para o exame do trato gastrointestinal em decúbito. Geralmente seguido por incidência lateral, OPE e OAD e então lateral direita com o paciente...
tracking img