Meio ambiente do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com o Professor Fiorillo: meio ambiente do trabalho é o local onde as pessoas desempenham suas atividades laborais, cujo equilíbrio está baseado na salubridade do meio e na ausência de agentes que comprometem a incolumidade (qualidade ou estado de incólume; segurança; isenção de perigo; salubridade.) físico-psíquica dos trabalhadores.

Conjunto de bens, instrumentos e meios denatureza material e imaterial, em face do qual o ser humano exerce atividades laborais (art. 200, VIII da CF). Representa o complexo de fatores físicos, climáticos ou quaisquer outros que interligados, ou não, estão presentes e envolvem o local de trabalho da pessoa.

 Instituída

por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações nomercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares.  A CBO define critérios que consideram diferentes aspectos no exercício da profissão ou realização do trabalho.

CBO MTE

Em nosso ambiente de trabalho, passamos mais ou menos 47% de nossas vidas. Somos responsáveis pela produção de lixo em nosso trabalho. Quantas luzes acessas sem necessidade,quantas torneiras que não fecham adequadamente, quantas janelas fechadas que poderiam permanecer abertas, evitando mais horas de ar condicionado ligado, quanto papel jogado fora que poderia ser reaproveitado e reciclado?

Cada um de nós deve estimular, orientar e adotar atitudes e comportamentos que humanizem o ambiente de trabalho; que ajudem a diminuir danos ou riscos à saúde; que combatam odesperdício.

É responsabilidade de todos reduzir a quantidade de lixo, acondicioná-lo corretamente, tratando-o de forma adequada para neutralizar a ação de vírus e bactérias naturalmente ali existentes, capazes de produzir doenças no homem e no ambiente, com prejuízos de dimensões incomensuráveis.

Onde está a dignidade destas pessoas?

Área de disposição final de resíduos sólidos semnenhuma preparação do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos – o chorume (líquido preto que escorre do lixo), penetra na terra e leva contaminantes ao solo e lençol freático.

FASE INTERMEDIÁRIA ENTRE O LIXÃO E O ATERRO SANITÁRIO

CORRETO PELA LEGISLAÇÃO:

Legislações

de

controle

ambiental Legislações de controle a saúde do trabalhador Legislações queassegurem a segurança no trabalho

1. Plano de gerenciamento de riscos 2. Registro de riscos 3. Solicitações de mudanças aprovadas 4. Informações sobre o desempenho do projeto 5. Relatórios de desempenho

Exemplificando Setor Alimentício:

 Qualquer

substância presente no ar que pela quantidade, possa tornar o ar impróprio ou ofensivo à saúde do ser humano deve ser considerado poluente.nível de poluição atmosférica é medido pela quantidade de substâncias presentes no ar. A variedade das substâncias que podem ser encontradas na atmosfera é muito grande, o que torna difícil a tarefa de estabelecer uma classificação.

O

 Classificamos
 Poluentes

em duas categorias:

Primários - São aqueles emitidos diretamente pelas fontes de emissão. Secundários - São aqueles formadosna atmosfera através da reação química entre poluentes primários e componentes naturais da atmosfera.

 Poluentes

Substâncias Poluentes:
Compostos de Enxofre

Compostos de Nitrogênio
Compostos de Nitrogênio:

Compostos Orgânicos

Monóxido Compostos Material de Halogenados Particulado Carbono

Óxidos:

Hidrocarbonetos,

CO

Ácido Clorídrico:

SO2 SO3
Gás Sulfídrico:

NONO2
Amônia:

H2S

NH3

alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos orgânicos

HCI
Ácido Fluorídrico:

HF Cloretos fluoretos

Mistura de compostos no estado sólido ou líquido

Ácido Nítrico:

Sulfatos:

HNO3

SO4


1.

2.

Padrões nacionais de qualidade do ar: (Resolução CONAMA nº 3 de 28/06/90) Determina os Poluentes, os métodos que devem ser utilizados para medição, sua...
tracking img