Meia Idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Meia Idade
Desenvolvimento Físico e Cognitivo
Em termos cronológicos geralmente é definida como o período entre os 40 e aos 65 anos de idade.
Contexto familiar – aquela que já tem filhos crescidos ou pais idosos (atualmente as de 40 anos ainda esta criando filhos pequenos/ alguns não tem filhos).
Corpo físico – não é mais o que foi no geral boa forma física, cognitiva e emocional.Sentem-se no auge da competência, produtividade e controle, capaz de lidar com o que quer que apareça, período de ocupações, (as vezes estressante, cheio de responsabilidade) para alguns é um período mais desafiante e realizados de sua vida. Tendem a se sentir mais jovens do que realmente são.
Avanço da medicina - mantém em boa forma e rejuvenescidos, cuidados preventivos
No geral sãorelativamente serenas: diminui a ansiedade da juventude – construir carreira e família, voltam sua atenção para ser em vez de para vir a ser, auge de seus ganhos ( filhos independência ) posição financeira mais segura na vida, tem experiência suficiente para ter adquirido um bom julgamento e uma aceitação madura dos altos e baixos da vida, menor probabilidade de ficar deprimidas, geração do comando –ocupações de destaque nas organizações e nas instituições da sociedade.
Pode ser um período de avaliações:
Reavaliação as aspirações vocacionais, sonhos – perseguem novas metas, decidir a melhor forma de usar o tempo que lhes resta.
Mudanças na aparência e no funcionamento sensório psicomotor, sexual e reprodutivo.
Problemas mais comuns que podem ser agravados pela pobreza, discriminação raciale outros fatores de estresse ( risco)
As mudanças fisiológicas são resultados direto do envelhecimento, mas fatores comportamentais e de estilo de vida (juventude/ jovem adulto) afetam seu momento de ocorrência e sua extensão.
Declínio gradual (pouco ou nenhum_ no funcionamento dos órgãos. Corpo e mente tem maneiras de compensar as mudanças que realmente ocorrem, a maioria realista paraadaptar-se as mudanças nas habilidades sensórias e motoras, capacidade reprodutivas e sexual e na aparência
Desenvolvimento Físico e Cognitivo
Funcionamento sensório motor e psicomotor
As mudanças são pequenas e graduais, quase imperceptíveis.
Visão: 45 anos até os 60 anos – a visão ( visão para perto/ visão dinâmica – ler palavras em movimento/sensibilidade a luz/procura visual – localizar umaindicação e velocidade de processamento de informações visuais// acuidade visual (nitidez)
Lente do olho – menos flexível, diminui a capacidade de focalizar.
Presbiopia ( prebio = com a idade) – forma de hipermetropia com associada a idade.
Audição – mudanças iniciam se aos 25 anos e acelera aos 55 anos
Presbiacusia – limita-se a sons mais agudos do que aqueles usados na fala.
Homens –sensibilidade nos sons de alta frequência a partir dos 30 anos, e avança duas vezes mais rapidamente.
Sensibilidade de sabor e cheiro começa a diminuir na meia idade, principalmente aquelas que fazem uso de medicações ou tratamento medico.
Toque – sensibilidade após os 45 anos e a dor aos 50 anos, mas a função protetora da dor permanece, sentem dor com menos intensidade, mas tornam-se maisintolerantes a ela.
Força e coordenação – a partir do auge dos 20 anos, diminuem gradualmente, os músculos da parte superior do corpo mantém mais a força do que da parte inferior.
Inicio dos 50 anos – enfraquecimento dos músculos dorsais depois aos 60 anos dos braços e ombros. Motivo da perda da força e a perda de massa muscular, que é substituída por gordura.
Entre os 30 e os 80 anos – podem seatrofiar 30% das fibras musculares, dependendo da herança hereditária, nutrição, quantidade de uso do músculo. Exercício frequente aumenta a massa e a densidade muscular
Vida sedentária – perde tônus muscular e energia
Ativas – ganham em resistência e força máxima antes de entrar em fadiga.
Funcionamento sexual e reprodutivo
O prazer sexual pode se estender por toda a vida adulta...
tracking img