Meia-idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA









Psicologia do Desenvolvimento e do Ciclo Vital:
Meia-idade (40 a 65 anos)







Ana Maria Vieira PiasentinFernanda Silva Quinderé
Flávia Aparecida S. Ribeiro
Flávio HenriqueJane Caroline de Souza Simões
Mayara Dillyane Pereira Rocha












São José dos Campos - SP
2014
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO.......................................................................................................................03

1.ENTREVISTA.......................................................................................................................04
2.A MEIA-IDADE E SUAS CARACTERISTICAS (40 a 65 anos).......................................05
2.1 Sinais aparentes da meia-idade..........................................................................................??
2.2 A crise da meia-idade x Mulheres......................................................................................??
2.3 A crise da meia-idade x Homens........................................................................................??
3.ENTREVISTA XTEORIA...................................................................................................??

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................??
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................................??
























INTRODUÇÃO



A meia-idade encontra-se na faixa etária dos 40 a 65 anos de idade. Nestaetapa da vida, o ser humano começa a valorizar de forma diferenciada o tempo, passando a ter consciência de sua finitude, de que agora ele faz parte da geração destinada a envelhecer e morrer.
Esta etapa de vida acaba gerando “a crise da meia-idade”, que ocorre em ambos os sexos e possui características que lhes são próprias. Observam-se algumas mudanças físicas, cognitivas e sociais aoamadurecimento, tais como: mudanças na aparência, no funcionamento sensor, psicomotor, sexual, reprodutiva e nos sentidos; a sabedoria, a criatividade e capacidade de resolução de problemas práticos estão acentuadas nesta fase, pois o nível de compreensão e o vocabulário tendem a estar mais desenvolvidos; no funcionamento sexual e reprodutivo há o declínio da capacidade reprodutiva afetando homens e mulheresde diferentes maneiras; a busca do sentido da vida assume importância fundamental; tendência ao fortalecimento das amizades, na qual se busca apoio emocional e orientações práticas, sucesso na carreira e ganhos; etapa que se atinge o máximo ou o esgotamento profissional; a dupla responsabilidade de cuidar dos filhos e pais idosos pode causar estresse; a partida dos filhos pode gerar a síndrome doninho vazio; um maior cuidado com a aparência, tentando alcançar uma maior jovialidade.
Nesta fase, ocorre certa deterioração da saúde física e declínio da resistência. Entre homens e mulheres as preocupações e responsabilidades são diferentes. À medida que o tempo passa, as mulheres de meia-idade ficam mais preocupadas com a saúde física, mas inquietam-se mais com a saúde do marido do que com...
tracking img