Meia -idade

A meia idade é uma fase que se inicia aos 40 anos e tem seu ponto culminante dos 60 aos 65 anos. Através de entrevistas com homens de meia idade, que representavam uma variedade ocupações e de nívelsócio-econômico, Levinson(1978), criou uma teoria de desenvolvimento adulto e usou como base o conceito de estrutura de vida. Os dois aspectos mais importantes da estrutura de vida são as escolhasfeitas sobre o casamento e a família e sobre a carreira.
Levinson(1978) incorpora quatro eras ou estações da vida de um indivíduo. As quatro estações são a infância e a adolescência, do nascimento até22 anos, início da idade adulta, de 17 a 45 anos, meia idade, de 40 a 65 anos e velhice, a partir de 60 anos. A sobreposição entre a primeira e a segunda estação é o início da transição adulta e asobreposição entre a terceira e quarta estação é a transição de meia idade.
Ao atingir a transição de meia idade, os adultos começam a enfrentar algumas questões difíceis do passado, presente e futuro.Preocupações sobre o alcance de objetivos e dúvidas sobre oportunidades futuras podem surgir. Sinais físicos de envelhecimento começam a aparecer, desenvolvem-se alterações na visão, níveis de aptidãofísica começam a cair limitando a quantidade de atividade no qual estejam envolvidos. A percepção de que o progresso pode ser feito, apesar dos declínios, torna mais fácil a entrada nesta fase, afirmaLevinson(1978).
Na transição da meia idade os adultos redefinem seus objetivos ou começam a experimentar a estagnação. As experiências encontradas na idade adulta têm potencial para afetar váriascaracterísticas psicossociais. Erik Erikson (1963-1980) desenvolveu a teoria do desenvolvimento psicossocial. Os últimos estágios, que são três e se referem à fase adulta. O primeiro, de 18 a 25 anos,aquisição do senso de intimidade x isolamento. O segundo, de 25 a 65 anos, aquisição de senso de produtividade x estagnação, representa a crise que os adultos enfrentam nos últimos estágios do...
tracking img