Medidas e erros

Páginas: 10 (2277 palavras) Publicado: 14 de abril de 2014
UNESP - CAMPUS BAURU

Laboratório de química geral
(Turma sexta-feira)


Aula 2 - Medidas e erros


Integrantes:
21-03-14
Prof. Alexandre

INTRODUÇÃO

A realização de um experimento químico leva em consideração, uma variedade de equipamentos de laboratórios a qual não apresenta altas dificuldades mas há de ser lembrado que cada equipamento tem sua finalidade e por mais que sejafeita uma escolha correta do equipamento ainda, tem que ser feito o ajuste mediante os erros experimentais e incertezas intrínsecas que ocorrem durante o processo.
Para ter um uso mais que correto dos equipamentos, os mesmos são dividos pelo seu tipo de material. Entre eles temos os materiais de vidro (que diferentemente dos vidros produzidos com finalidade caseira a quais são feitos por umafusão de uma mistura sílica (SiO2), soda (Na2CO3) e carbonato de cálcio ( CaCO3) que resulta em silicato sintético de cálcio de sódio em estado não cristalíneo) são produzidos a base de borossilicato junto de óxidos de boro e alumínio, e isso geram propriedades mais devidas ao ambiente laboratorial uma vez que tem transparência perfeita, boa resistência química contra acidos e bases e resistênciatérmica razoável ( 300ºC). Ainda assim são frágeis e sensíveis a choques térmicos. Os tipos desses materiais são nomeados como tubo de ensaio, béquer, erlenmeyer, balão volumétrico, balão de fundo redondo, kitassato, proveta, bureta, pipeta, funil, vidro de relógio, dessecador, pesa filtro, bastão de vidro, funil de separação, condensador e termômetro.
Outro tipo de material é o de porcelana. Sãomuito empregados nos laboratórios em geral, como almofarizes para trituração de sólidos e o funil de Büchner, este utilizado como filtro à pressão reduzida. Entre seus tipos temos o funil de Büchner, cápsula de porcelana, cadinho , almofariz e pistilo. Ainda temos o material a base de metal que serve como suporte para materiais e substâncias.
Um importante ato que deve ser realizado ao final dosexperimentos é a limpeza e secagem de vidrarias, uma vez que ao conter gotículas em seu recipiente, a mesma está propícia a estragar todo experimento ao alterar valores de medidas gerando incertezas no cálculo e na análise de resultado. A vidraria deve sempre estar seca e para isso temos diversos meios de secagem, entre eles temos secagem comum ( por meio da evaporação), secagem rápida ( ao enxaguarcom álcool ou cetona o material ), secagem em corrente de ar comprimido, e secagem em estufa ( lembrando que não podemos levar a estufa a bureta e pipeta uma vez que pode danificá-los e prejudicar na leitura do volume).
Para medir certos volumes de líquidos,a utilização de béqueres, pipetas e provetas graduados de baixo volume são de suma importância pois geram incertezas menores e facilitamna pipetação afim de colocar o menisco na região desejada . Assim ao ter a leitura correta do volume a pesagem desse líquido terá uma margem de incerteza muito pequena, favorecendo assim para a busca da exatidão nos resultados. Porém é necessário que para isso, a pesagem seja realizada de maneira correta, logo a balança não pode sofrer choques mecânicos, livre de poeira, ficar em um ambienteisolado e principalmente calibrada.
Uma medida experimental é representada por : + - delta x , em que x é a medida e delta x é sua incerteza , esta acontece devido a erros sistemáticos ( falha na calibração , mudança de temperatura) ou a erros aleatórios ( observação, cansaço , reflexos motores ) . Para corrigir esses erros, foi criada a teoria dos erros que tem como finalidade torná-los exatos ouentão precisos. É importante ser lembrado que há diferença entre precisão e exatidão . Enquanto precisão é o valor médio das repetições realizadas, exatidão é a ausência de erros tornando as medidas exatas e reais.
Afim de corrigir os erros aleatórios, é realizada o " valor médio" em que se baseia em tirar a média dos valores utilizados em um mesmo aparelho que por vezes apresenta resultados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medidas e erros
  • Erros e Medidas
  • Medidas e erros
  • Erros e Medidas
  • Medidas e erros
  • Medidas e Erros
  • erros e medidas
  • Erros e medidas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!