Medidas separatrizes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEDIDAS SEPARATRIZES

Olá, amigos! Todos bem? Espero que sim.
Hoje damos continuidade a nossas “aulas-resumo”, relembrando um pouco as Medidas Separatrizes.
Pretendo, ao concluir toda esta revisão do programa do AFRF, por meio destes resumos, e caso ainda não tenha saído o próximo edital deste concurso, iniciar a resolução sistemática das últimas provas de AFRF. De estatística,naturalmente.
Quanto à Matemática Financeira, continuo empenhado na elaboração das aulas que compõem o “Curso à Distância”, que será veiculado aqui no Site, e dirigido aos alunos interessados que efetuarem matrícula. Conforme fui informado, este curso está realmente bem próximo de ter seu início. A programação é de doze aulas – uma por semana –, abrangendo todo o programa do AFRF. De uma ponta aoutra. Haverá ainda um fórum, também semanal, com minha participação, para tirar alguma possível dúvida ou fazer qualquer esclarecimento.
Posso assegurar-lhes que o curso está bastante consistente. Propício tanto a quem não conhece a matéria, quanto aos que pretendem reforçar seu conhecimento. É grande o número de questões resolvidas e de exercícios propostos. Penso que seja uma boa oportunidade,sobretudo para quem não dispõe de muito tempo para sair de casa e fazer cursos presenciais.
Um grande abraço a todos e segue a nossa aula!

1. Relação Visual entre Mediana e as Medidas Separatrizes:

!-------------------!-------------------!
Md

!---------!---------!---------!---------!
Q1 Q2 Q3!---!---!---!---!---!---!---!---!---!---!
D1 D2 D3 D4 D5 D6 D7 D8 D9

!---!---!---!---!---!---!---!---!---!---!
C10 C20 C30 C40 C50 C60 C70 C80 C90

Ou seja:
Md = Q2 = D5 = C50


2. Determinação do Primeiro Quartil (Q1):
Os passos para se chegar ao Q1 são os seguintes:
( Determinamos o n (somando a coluna da fi);
( Calculamos o valor de (n/4)(independentemente de n ser par ou ímpar!);
( Construímos a coluna da fac;
( Comparamos o valor do (n/4) com os valores da fac, iniciando da fac da primeira classe (a mais de cima!) e fazendo a seguinte pergunta: "esta fac é maior ou igual a (n/4)?". Se a resposta for NÃO, passamos à fac da classe seguinte. Quando a resposta for SIM, pararemos e procuraremos a classe correspondente! Esta será anossa Classe do Primeiro Quartil.
( Finalmente, aplicaremos a fórmula do Q1, extraindo os dados desta classe do Q1, que acabamos de encontrar! Novamente a fórmula:
[pic]

3. Determinação dos Demais Quartis (Q2 e Q3):
Para Determinação do X-ésimo Quartil (QX) seguiremos os seguintes passos:
( Determinamos o n (somando a coluna da fi);
( Calculamos o valor de (Xn/4) (independentemente de n serpar ou ímpar!);
( Construímos a coluna da fac;
( Comparamos o valor do (Xn/4) com os valores da fac, iniciando da fac da primeira classe (a mais de cima!) e fazendo a seguinte pergunta: "esta fac é maior ou igual a (Xn/4)?". Se a resposta for NÃO, passamos à fac da classe seguinte. Quando a resposta for SIM, pararemos e procuraremos a classe correspondente! Esta será a nossa Classe do X-ésimoQuartil, ou seja, a Classe do QX.
( Finalmente, aplicaremos a fórmula do QX, extraindo os dados desta classe do QX, que acabamos de encontrar! Eis a fórmula:
[pic]




4. Determinação do Primeiro Decil (D1):
Os passos para se chegar ao D1 são os seguintes:
( Determinamos o n (somando a coluna da fi);
( Calculamos o valor de (n/10) (independentemente de n ser par ou ímpar!);
( Construímos acoluna da fac;
( Comparamos o valor do (n/10) com os valores da fac, iniciando da fac da primeira classe (a mais de cima!) e fazendo a seguinte pergunta: "esta fac é maior ou igual a (n/10)?". Se a resposta for NÃO, passamos à fac da classe seguinte. Quando a resposta for SIM, pararemos e procuraremos a classe correspondente! Esta será a nossa Classe do Terceiro Quartil.
( Finalmente,...
tracking img