Medidas de volumes aproximadas e precisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - CCN
COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA - CCQ
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL II
Prof. Cícero Oliveira Costa Neto





Medidas de Volumes Aproximadas e Precisas

Krislany Arêa Leão Guedes Araújo

Teresina-PI
Abril 2013

RESUMO

Com este trabalho pretendeu-se de maneira prática a técnica de medição de volumes de uma amostra.Utilizando determinadas vidrarias: Béquer, Erlenmeyer, proveta, pipeta volumétrica, pipeta graduada, bureta, dentre elas as mais precisas são: béquer < erlenmeyer < proveta < bureta < pipeta volumétrica.

1 INTRODUÇÃO
A técnica de medição do volume de uma amostra depende do estado físico da amostra (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular).Os resultados obtidos podem serexpressos em unidades SI, metro cúbico (m³), ou em unidades submúltiplas (ml,cm3,l). Para medir volumes de líquidos usam-se diversos instrumentos, consoante o rigor a observar e o volume da amostra. Para medições rigorosas usam-se: pipetas, buretas ou balões volumétricos. Para medições menos rigorosas utilizam-se as provetas. (Fátima Nunes)
Qualquer um destes instrumentos tem inscritas algumasinformações importantes, tais como: Volume máximo; Graduação da sua escala (normalmente em mililitros); Tolerância (limite máximo do erro); Traço de referência, no caso de pipetas ou balões volumétricos; Temperatura de calibração (temperatura a que deve ser feita a medição e que é, normalmente, 20˚C). Erros de paralaxe – Erros associados à incorreta posição do observador. A leitura deverá ser feita demodo a que a direção do olhar coincida com a linha tangente à parte interna do menisco se este for côncavo (ex: água), ou à parte externa do menisco se este for convexo (ex: mercúrio). (Fátima Nunes)
Quanto mais precisa for a medida, mais exata ela será. Temos confiança na exatidão de uma série de medidas se os valores obtidos em diferentes experiências forem quase iguais. Por isso no laboratórioefetuam-se diversas repetições da mesma experiência. É possível que um valor preciso não seja exato. Nos trabalhos científicos encontramos duas espécies de números: os números exatos (cujos valores são conhecidos exatamente) e os números inexatos (incertezas). Números exatos são os que têm valores definidos ou são inteiros que resultam da contagem de corpos discretos (ex. Uma dúzia de ovos=12ovos). Os números que provêm de medidas são sempre inexatos. Existem sempre limitações intrínsecas no equipamento usado para a medição de grandezas (erro dos instrumentos) e também há diferenças entre medições realizadas com o mesmo instrumento por diversas pessoas, “erros do observador”. (Química Ciência Central)

2 PARTE EXPERIMENTAL

2.1 Materiais e Reagentes

2.1.1 Materiais:

01 béquer de 250 mlcom escala
01 Erlemeyer de 250 ml com escala
01 proveta de 100 ml com escala
01 pipeta volumétrica de 25 ml
04 pipetas graduadas
01 bureta de 25 ml
01 suporte universal
01 pisseta

4.1.1 Reagentes
Agua deionizada

3 PROCEDIMENTO

1) Mediu-se 100 ml de água em um béquer e o transferiu para o Erlemeyer, verificando se houve erro na escala. Em seguida transferiu-se para a proveta graduada fez-se aleitura do volume. Verificou-se a precisão.
2) Mediu-se 50 ml de água na proveta graduada e o transferiu para um béquer, verificando a precisão. Colocaram-se esses três aparelhos em ordem crescente de precisão.
3) Pipetou-se 25 ml de água usando a pipeta volumétrica. Transferiu-se para a proveta. Comparou-se a precisão das escalas.
4) Pipetou-se água com uma pipeta volumétrica etransferiu-se para diferentes tubos de ensaios com diferentes volumes de agua.
5) Encheu-se uma bureta com agua, verificando se não há ar em parte alguma perto da torneira, transferiu para o Erlemeyer. Comparou-se a precisão das escalas.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Depois de efetuado os procedimentos de medidas obtiveram-se os seguintes resultados:
1° PROCEDIMENTO: Béquer → Erlenmeyer → Proveta...
tracking img