Medidas de volumes aproximadas e precisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUÍMICA GERAL I

MANAUS - 2012

Equipe:
Éderson Albuquerque
Kamyla Silva Duarte
Marcos Hiroshi Asato
Reginaldo Ramos Farias
Renan Medeiros

RELATÓRIO DE MEDIDAS DE VOLUMES APROXIMADAS E PRECISAS

MANAUS – 2012
APRESENTAÇÃO

A química é uma ciência experimental, por isso é de suma importância que sejam feitas experiência para a verificação dos resultados, para a aprendizagem detécnicas e o uso correto das ferramentas, neste relatório será abordado alguns procedimentos, onde iremos verificar a precisão e a exatidão com a utilização de algumas vidrarias.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao entrarmos em um laboratório de química nos deparamos com diversos instrumentos e aparelhos onde podemos denominar de aparelhagem de laboratório. Cada aparelho ou instrumento possuiuso específico e confeccionado de um determinado material.
A execução de qualquer tarefa num laboratório de química envolve geralmente uma variedade de equipamentos que devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado. Entretanto, namaioria dos casos, o experimentador deve fazer a associação entre equipamento e finalidade. De acordo com ATKINS E JONES , experimentos são testes cuidadosamente controlados para verificar sua validade.
Os aparelhos para medir volume de líquidos em laboratório, podem ser classificados em dois grupos: a) Aparelhos volumétricos, os quais são calibrados para a medida de um único volume de líquido.Ex.: Balão volumétrico e pipeta volumétrica; b) Aparelhos graduados, os quais possuem uma escala graduada, a qual permite a medida de diversos volumes de um líquido. Ex.: Pipeta graduada, proveta e bureta.
Qualquer medida de volume feita com qualquer aparelho está sujeita a erros devido à dilatação e contração do material de vidro provocado pela variação de temperatura, pela ação da tensãosuperficial sobre a superfície líquida, pela imperfeita calibração dos aparelhos volumétricos ou por erro de paralaxe, o qual se origina no momento da leitura. Para evitar este erro, deve-se sempre posicionar o aparelho de forma que o nível do líquido esteja na altura dos olhos.
O erro de paralaxe é um erro que ocorre pela observação errada na escala de graduação causada por um desvio óptico causado peloângulo de visão do observador. Pode ocorrer em vidrarias como buretas, provetas, pipetas etc. De acordo com (BACCAN,2001) os erros podem ser classificados em duas categorias: Erros determinados , onde o mesmo possui um valor definido e, pelo menos em principio podem ser medidos e computados no resultado final; e erros indeterminados onde, o mesmo não possui valor definido, não são mensuráveis eflutuam de modo aleatório. Portanto na leitura de volumes, o olho precisa estar no nível da superfície do líquido, para se evitar o erro devido à paralaxe, uma condição que faz que o volume pareça menor que seu valor verdadeiro.
Em um laboratório de química há diversos tipos de vidrarias de diferentes fabricantes, neste sentido sempre que uma medida é efetuada, deve-se levar em consideração o erroa ela inerente. O erro de uma medida pode ter origem em diversas fontes como os parelhos utilizados, o objeto, o operador etc. Em uma medida exata, os valores encontrados estão muito próximos do valor verdadeiro são aqueles em que o resultado não possui nenhuma incerteza. A precisão descreve as proximidades das medidas, ou seja, a proximidade dos resultados que foram obtidos experimentalmentepossuindo um grau de incerteza.
De acordo com (BACCAN,2001) a exatidão de uma medida esta relacionado com o seu erro absoluto, isto e com a proximidade do valor medido em relação ao valor verdadeiro da grandeza, no que se refere a precisão, a mesma esta relacionada com a concordância das medidas entre si,ou seja, quanto maior a dispersão dos valores, menor a precisão. Esta variável pode ser...
tracking img