Medida de velocidade em canais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia e Arquitetura

prática MEDIDA DE VELOCIDADE EM CANAIS

Professor

MARIA CÉLIA ALVESFEITOSA
Disciplina

FENÔMENO DOS TRANSPORTES

Aluno

EUDES LIMA DA SILVA

RECIFE – 2008

Este trabalho solicitado pela professora da disciplina Fenômeno dos Transportes, Maria Célia, resulta deexperiência presenciada no Laboratório de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica que se encontra no bloco D (térreo) da Universidade Católica de Pernambuco. O objetivo primário de tal realização é deaprender a determinar a velocidade de um canal. Para que o ensaio ocorresse, a bomba de circulação do circuito, que permite o fluxo do canal, estava devidamente ligada. Em seguida, nós, alunos junto àprofessora Célia, conferimos as medidas de largura do canal, cota do líquido e os devidos tempos. Foi indispensável, contudo, o uso de materiais tais como: micromolinete, cronômetro e uma trena.

Fig.1 - Exemplos de Micromolinetes.

Os molinetes e os micromolinetes são medidores da velocidade do escoamento no tubo de corrente onde estiverem inseridos. Estes medidores, normalmente recebem adenominação de micromolinetes quando seu diâmetro é menor que 50 (mm) e operaram pelo principio da asa de sustentação, cuja velocidade do escoamento é função linear da sua rotação. A Fig. 2 ilustra oprincípio de sustentação, onde é o ângulo de ataque, Fs a força de sustentação, Cs o coeficiente de sustentação e u a velocidade tangencial.

Fig. 2 - Características de uma asa de sustentação fixa a umeixo.

Os molinetes e os micromolinetes podem ter eixo horizontal ou vertical, com varias formas para as pás do rotor, sendo representadas na Fig. 3 os dois principais tipos.

Fig. 3 - Formastípicas de micromolinetes. Os tipos mais comuns são insensíveis até ângulos de até  5o em relação a direção da velocidade do escoamento, mas existem tipos especiais que permitem leituras com a mesma...
tracking img