Medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atualmente, a idade média dos seres humanos está entre 75 e 78 anos. Nas próximas duas décadas, deve elevar-se para 85 anos. Ainda não se sabe se esses anos adicionais serão satisfatórios, mesmo queos dados indiquem um ganho modesto do número de anos saudáveis de vida. Após os 70 anos de idade, aumenta consideravelmente o número de dias de atividades restritas, a quantidade de admissões noshospitais e a assistência médica domiciliar. Pesquisas indicam que o número de pessoas requerendo assistência nas atividades do dia-a-dia aumenta de 14%, em pessoas com 65 a 75 anos, para 45% nos maioresde 85 anos.

Envelhecimento e Fragilidade Física

Durante a vida adulta, todas as funções fisiológicas declinam gradualmente. A capacidade de síntese de proteínas diminui, assim como as funçõesimunológicas, ocorre o aumento da massa gorda, a perda de força e de massa muscular e vem a diminuição da densidade de cálcio nos ossos. A maioria dos que alcançam idade avançada irá morrer dearteriosclerose, câncer ou demência, mas, com o aumento do número de idosos saudáveis, a perda da força muscular é um fator que limita as chances de viver uma vida dependente.

O avanço da idade écaracterizado por fraqueza generalizada, mobilidade e equilíbrio debilitado e pouca tolerância. Na faixa etária em questão, esse estado é chamado de fragilidade física, que é definido como "um estado dereservas fisiológicas reduzidas, associado a um aumento da susceptibilidade para a incapacidade". Isso ocasiona quedas, fraturas, debilidade nas atividades do dia-a-dia e perda da independência.

A perdada força muscular é um fator importante no processo de fragilidade. Tal fraqueza pode ser causada pelo envelhecimento das fibras musculares e suas enervações, osteoartrite e doenças debilitantes emgeral. Contudo, o estilo de vida sedentário e a diminuição da atividade física também são determinantes.

Um estudo com 100 idosos frágeis, com assistência domiciliar (média de 87 anos), mostrou que...
tracking img