O tabaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Tabaco

Aluna: Cristiana Margarida Gomes Pinho
Turma: 10ºB
Número: 7
Data de entrega: 15 de fevereiro de 2013
Professor: Óscar Ferreira

Tabaco: tabaco é uma droga, uma vez que provocadependência. É um produto agrícola, proveniente das folhas de plantas do género nicotina. As pessoas viciadas em tabaco dificilmente deixam-no, pois trata-se de uma substância com muitas semelhanças àsoutras drogas, como a heroína, cocaína…
Às pessoas que fumam dá-se o nome de fumadores ativos, e às pessoas que se encontram perto de pessoas de fumadores ativos, designam-se fumadores passivos.
Amaior parte dos fumadores, começam na adolescência, não só por vontade própria, mas, muitas vezes, também por pressão dos amigos/grupo.
O tabaco, tanto nos fumadores passivos como nos passivos, provocamuitas doenças, principalmente respiratórias. As doenças respiratórias, por sua vez, provocam doenças no sistema circulatório, uma vez que, o sangue necessita de oxigénio para realizar as suasfunções.
Doenças:
- cancro nos pulmões
- cancro na boca
- cancro dos brônquios
- cancro no estômago
- enfarte do miocárdio
- cancro da faringe
- …
Além destas doenças, outras doenças cardiovasculares,doenças neuro-hormonais, derrames… levam à morte.

O tabaco influencia a atividade física, ficando o fumador com menos resistência e capacidade de respiração e, assim, o fumador cansa-se muito maisfacilmente.
Legislação do tabaco:
Entrou em vigor a 1 de janeiro de 2008, a lei 37/2007 de 14 de agosto, que aprova normas para a proteção dos cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco.Locais onde é proibido fumar:
- nos locais onde ocorram serviços e organismos da administração pública e de atendimento direto ao público, como câmaras municipais, juntas de freguesia e superfíciescomerciais;
- nos locais de trabalho;
- nos lares e instituições para idosos e pessoas incapacitadas e/ou deficientes;
- nos locais destinados a menores de 18 anos;
- nos estabelecimentos de...
tracking img