Pinheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA

LUCAS MURTA SILVA

PINHEIRO:  Pinheiro-Bravo - Podocarpus lambertii

Açailândia
2012
1. INTRODUÇÃO

Aborda-se neste trabalho uma árvore pertencente à divisão Pinophyta, tradicionalmente inclusa ao grupo das gimnospérmicas, o Pinheiro. Esta planta é nativa do Hemisfério Norte, tem diversidade mais alta no contextonorte americano nas áreas do México e da Califórnia; na Eurásia (região que compreende a Europa e a Ásia) eles são encontrados desde Portugal e leste da Escócia até o extremo oriental da Rússia, Japão, Norte da África, o Himalaia e etc. O Pinheiro também é plantado em grande escala no Hemisfério Sul. Estes são plantas perenes e também produzem resinosos, é a espécie comercialmente mais importantepara a produção de madeira nas regiões de clima temperado e tropicais do planeta.
Muitos deles são usados como matéria-prima para a produção e investimento da celulose, que é utilizada na produção de papel. Um dos motivos para o emprego e uso do mesmo nesse tipo de produção é que o pinheiro é uma madeira leve, que obtém um ligeiro crescimento. E mais, ele também pode ser plantado com uma grandeintensidade populacional e a queda de suas folhas (acículas) produz um efeito alopático em plantas de outras espécies, ou seja, suas folhas inibem o crescimento de outras plantas (plantas daninhas), o que acarreta numa redução na competição por luz, água e nutrientes nas florestas de pinheiros.
O presente trabalho abordará minuciosamente as características gerais da planta em estudo, como oPinheiro obtém uma grande gama de espécies, a espécie escolhida para empregar esta pesquisa será o Pinheiro-Bravo - Podocarpus lambertii, desde seus elementos, classificações e uso no meio comercial.

2. TAXONOMIA E NOMENCLATURA

De acordo com o Sistema de Classificação de Engler, a taxonomia de Podocarpus lambertii obedece à seguinte hierarquia:
Classe: Coniferopsida
Ordem: Coniferae
Família:Podocarpaceae
Espécie: Podocarpus lambertii
Klotzsch ex Endlicher: Syn. Conif. 241, 1847.
Sinonímia botânica: Podocarpus angustifolius Niederl.
Nomes vulgares: atamba-açu, em Santa Catarina; pinheirinho, no Estado do Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Estado de São Paulo; pinheirinhoalemão, no Rio Grande do Sul; pinheirinho-brabo; pinheirinho-bravo;pinheiro-bravo-de-campos-do-jordão, no Estado de São Paulo; pinheiro-nacional-bravo; pinheiro-brabo; pinheiro-do-mato; pinho-brabo; pinho-bravo, no Paraná e no Rio Grande do Sul.
Etimologia: Podocarpus vem de pous, que em grego significa pé (podos), em alusão ao pedicelo do pseudo-fruto; já o termo lambertii é em homenagem a Aylmer Bourke Lambert (1.761 — 1.842), botânico inglês que também investigou as Coníferas(Marchiori, 1995)

3. DESCRIÇÃO E BIOLOGIA REPRODUTIVA DA ESPÉCIE

3.1 Descrição
Forma biológica: árvore perenifólia de altura variável, medindo 1 a 4 m de altura na zona campestre, até 27 m de altura e 120 cm ou mais de DAP, na idade adulta, na Floresta com Araucária; comumente com 10 m de altura e 20 a 40 cm de DAP.
Tronco: geralmente tortuoso, inclinado e curto, podendo apresentar-sereto na floresta, onde atinge fustes de até 10 m de comprimento.
Ramificação: monopodial quando jovem, formando copa cônica e dicotômica, com galhos grossos e longos nas árvores adultas; a copa é arredondada a irregular.
Casca: com espessura de até 10 mm. A casca externa é pardacenta, levemente fendilhada, descamando-se em lâminas finas, que ficam mais ou menos soltas na árvore, caindo aos poucos ecom as pontas dobradas para cima. A casca interna é carmim-clara, com odor levemente perfumado.
Folhas: simples, alternas, lineares, medindo 3 a 5 cm de comprimento e 4 mm de largura, coriáceas, ápice agudo acuminado e base aguda e com margem sub-recurva.
Flor: feminina, solitária, axilar, com pedúnculo delgado de até 15 mm de comprimento, carnoso e comestível, com 4 mm de comprimento e...
tracking img