Medicina veterinaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Medicina Veterinária
Disciplina: Fisiologia e Biofísica I

Sistema Nervoso Periférico e Termorregulação

Anápolis
2012
Sistema Nervoso Periférico
O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos e gânglios nervosos. Nervos são fios finos e esbranquiçados, formados pela reunião de vários axônios, que partem de encéfalos e da medula espinal, ramificando-se e atingindo todasas regiões do corpo. Gânglios nervosos são pequenas dilatações que contem corpos celulares de neurônios, cujos prolongamentos formam os nervos.
Divisão funcional do sistema nervoso periférico (SNP)
Diversas atividades do sistema nervoso humano são conscientes e estão sob o controle da vontade. Pensar, movimentar o braço ou mudar a expressão fácil são exemplos de atividades voluntarias. Outrasações, entretanto, são automáticas, sendo por isso denominada autônomas, ou involuntária, ocorrendo independentemente de nossa vontade. Exemplos de atividades autônomas são os batimentos do coração, os movimentos das vísceras.
As ações voluntarias resultam da contração de músculos estriados esqueléticos, que estão sob o controle do sistema nervoso periférico somático (SNP somático). As açõesautônomas, por sua vez, resultam da contração da musculatura não-estriada (lisa) e da musculatura cardíaca, controladas pelo sistema nervoso periférico autônomo (SNP autônomo).
A função do SNP somático é conduzir ao sistema nervoso central estímulos vindos dos ambientes corpóreo e externo, e levar aos músculos estriados esqueléticos impulsos nervosos vindos do sistema nervoso central. Nervos motores doSNP somático são constituídos por neurônios cujos corpos celulares ficam localizados dentro do sistema nervoso central e cujos axônios vão diretamente do encéfalo ou da medula espinal ate os músculos por eles controlados. Nervos sensoriais do SNP somático são constituídos por neurônios cujos corpos celulares situam-se em gânglios próximos à medula, e cujas fibras levam impulsos de corpos ate amedula espinal ou ate o encéfalo.
A função do SNP autônomo, ou SNP visceral é regular o ambiente interno do corpo, controlando a atividade dos sistemas digestores, cardiovascular, urinário e endócrino. O SNP autônomo é constituído por neurofibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos não-estriados das vísceras e à musculatura estriada do coração. O SNP autônomocontém dos tipos de neurônios: pré-ganglionar e pós-ganglionar. O corpo celular do primeiro localiza-se dentro do sistema nervoso central; seu axônio vai ate um gânglio, onde o impulso nervoso é transmitido ao segundo. O corpo celular do neurônio pós-ganglionar fica no interior do gânglio nervoso; seu axônio conduz o estimulo nervoso ate um órgão, que pode ser um músculo não-estriado ou o músculocardíaco.

SNP autônomo simpático e SNP autônomo parassimpático
O SNP autônomo (SNPA) é dividido em dois ramos, SNPA simpático e SNPA parassimpático, que se distinguem estrutural e funcionalmente. Em relação à estrutura, o SNPA simpático difere do SNPA parassimpático quanto à região do sistema nervoso central de onde partem as fibras e quanto à localização dos gânglios na via nervosa. O SNPA simpáticoé constituído por nervos raquidianos que partem das regiões torácicas e lombares da medula espinal; há um gânglio nervoso localizado perto da medula. O SNPA parassimpático, por sua vez, é constituído por nervos cranianos, quer partem da região final (sacral) da medula espinal; há um gânglio localizado próximo, ou mesmo dentro, do órgão controlado por essas vias nervosas.
O neurofibras nervosassimpáticas é parassimpáticas controlam os mesmos órgãos, mas trabalham em oposição: enquanto um dos ramos estimula determinado órgão, o outro o inibe. De modo geral, o SNPA simpático estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o SNPA simpático é o responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão...
tracking img