Medicina veterinaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA - UVV
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Alessandro Alencastre Sarmenghi
Bernardo B. Moreira

Relatório de Biofísica

VILA VELHA - ES
2012/1
Alessandro Alencastre Sarmenghi
Bernardo B. Moreira

Tampões e PH

Trabalho acadêmico apresentado
à professora Maria de Fátima Cardoso,
realizado pela turma MV2V, na mesa 14 do laboratório para aula deBiofísica

VILA VELHA - ES
2012/1
INTRODUÇÃO

O controle fixo do pH é feito através dos tampões (misturas reguladoras). Os seres vivos são extremamente sensíveis às variações do pH do seu meio interno. Em humanos, no plasma sangüíneo, o pH é de 7,42 e tem variações de aproximadamente 0,3 unid. de pH, que podem trazem conseqüências graves, com alto risco de vida.
Se colocarmos ácido na solução semtampão, provoca uma grande diferença de pH: de valor 7,0 vai para 3,0 pH. Na solução tamponada, a diferença é atenuada: 7,0 cai para 6,5 pH. Ocorre similadamente com a adição de álcali.
O tampão recolhe prótons quando em excesso, e fornece prótons quando está em falta. O sistema do tampão é formado por um aceptor e doador de prótons, operando reversivelmente.
O tampão não impede mudanças de pH,mas atenua consideravelmente essas mudanças. Existem várias combinações de pares conjugados Aceptor / Doador de prótons, funcionando como faixa de pH onde é encontrado o sistema biológico. Sem o tampão, a existência do ser vivo é impossível. Nos mamíferos, os sistemas de tampão mais importante são o bicarbonato ácido bicarbônico, o fosfato II/ fostato I. Variações nestes sistemas conduzem condiçõesde Acidose ou Alcalose.
Os indicadores de pH são substâncias que mudam de cor conforme o pH do meio. O uso destes é de fácil acesso devido à existência de fitas de papel (que são introduzidas nas soluções), impregnadas com as substancias. A cor resultante é comparada com uma série de padrões coloridos. Os indicadores são ácidos fracos que apresentam com ácida quando protonados e cor básica,quando desprotonados.
As cores extremas ocorrem no ponto de viragem e cores intermediárias aparecem na faixa de viragem, apresentando mistura de cores ácido / base. Os indicadores são usados: 1 – ponto de viragem. Titulação de ácido com base forte ou titulação de base com ácido forte. 2 – determinação do pH. Na faixa de viragem a mudança de cor acompanha o pH.

Ácido é qualquer substância que liberapróton e base são substancias que ligam prótons. Ex é o HCL, ácido, pois libera prótons H+ e o CL- é base por se ligar ao H+ formando o HCL.
Em pares conjugados qualquer doador será o que tem mais prótons e aceptor o que tem menos prótons.
Os ácidos são divididos em duas partes, ácidos fortes que liberam totalmente o H+ em alta concentração e o efeito do acido se manifesta com densidade, e emácidos fracos que liberam parcialmente o H+ em baixa concentração e o efeito do ácido se manifesta fracamente.
No conceito de ácidos e bases, a força relativa dessas substancias é oposto, ou seja, ácido forte, base fraca e ácida fraco, base forte.
Os álcalis ao se dissociarem, são substancias que liberam hidroxila, OH-. Como os ácidos eles também se dividem em fortes (liberam completamente ahidroxila) e fracos( liberam parcialmente a hidroxila).
Os sais são substancias que ao se dissociarem não liberam diretamente o H+ nem OH-. Eles se classificam em neutros, ácidos e básicos conforme sua atuação sobre o pH da água.

A água é o componente mais abundante nos sistemas biológicos desempenhando um papel importante nesses sistemas, verificando isso nos seres vivos.
A água se dissociaespontaneamente em hidrogênio (H+) e Hidroxilion (OH-)
H2O – H+ + OH-
H+ não existe livre em solução, e se combina imediatamente a outra molécula de água:
H+ + H2O — H3+O.
O hidrônio (H3+O) e a hidroxila (OH-) são de primordial importância nas funções biologicas. A concentração hidrogeniônica varia de 1 a 10ˉ¹4 mol-1, e a concentração hidroxilionica acompanha em sentido inverso:
Quando H+...
tracking img