Medicina do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Absenteísmo e Presenteísmo
Quais as diferenças entre absenteísmo e presenteísmo?
O absenteísmo é uma expressão utilizada para designar a falta do empregado ao trabalho. Já o presenteísmo, por suavez, pode ser melhor entendido como uma doença organizacional, não podendo ser analisado isoladamente, pois o trabalhador está presente fisicamente ao trabalho, mas não produz como deveria.

Quais osprincipais tipos de absenteísmo?
O absenteísmo pode ser dividido em cinco classes:

    Voluntário - é a ausência ao trabalho por razões particulares, não justificadas por doença, sem amparo legal. Otrabalhado está sujeito ao corte de ponto.
    Por doença - inclui todas as ausências por doença ou procedimento médico e odontológico.
    Por patologia profissional - compreende as ausências poracidente de trabalho ou doença profissional.
    Legal - as faltas ao serviço são amparadas na lei.
    Compulsório - suspensão imposta pelo patrão, por prisão ou outro impedimento que não permita aotrabalhador chegar ao local do trabalho.

Que fatores favorecem o presenteísmo?
Os principais fatores são: clima organizacional ruim, a falta de motivação para o trabalho e problemas de saúde (físicos oupsicológicos), insatisfação, pessimismo, desânimo, alto nível de estresse. Isto traz consequências para a empresa e também a uma parcela dos colegas de trabalho que, muitas vezes são contaminados poresta apatia, falta de produtividade e tomada de ação.
Estes fatores geram impactos diretos na qualidade de vida do trabalhador. Caso o empregador não apresente nenhum programa visando à redução dopresenteísmo, várias patologias podem ser desencadeadas em função da má da qualidade de vida no trabalho. É necessário observar as consequências econômicas e humanas do absenteísmo e do presenteísmoprovocados por doenças psíquicoemocionais, e ao mesmo tempo buscar reduzi-los.

Como identificar o trabalhador absenteísta de um trabalhador presenteísta?
A identificação do trabalhador absenteísta na...
tracking img