Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

TEORIA AMBIENTAL DE FLORENCE NIGHTINGALE


INTRODUÇÃO

Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ter sido pioneira no tratamento aos feridos de guerra; durante a Guerra da Criméia, na Turquia. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelofato de servir-se deste instrumento na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite.
Nightingale é encarada como a mãe da enfermagem moderna. Ela sintetizou informações reunidas em muitas de suas experiências de vida para auxiliá-la na criação e desenvolvimento da teoria de manipulação do meio ambiente.
Florence usou sua ampla base de conhecimentos, sua compreensão da incidência eda prevalência da doença e seu poder agudo de observação para desenvolver uma abordagem da enfermagem assim como da administração e da construção de hospitais.

OBJETIVO

Conhecer e descrever vida e obra da teórica Florence Nightingale; seu modelo de enfermagem; constituição, conceitos, características, evolução histórica.
Compreender a importância de saber sobre sua teoria, quealém de contar a história da profissão, é base fundamental da enfermagem moderna.

JUSTIFICATIVA

Enquanto acadêmicas do 3º período de Enfermagem, entendemos ser de extrema importância deter conhecimento sobre a teoria de Florence Nightingale; pois determinou direção rumo a caminhos para enfermagem moderna.
Sendo uma teoria atemporal, o Enfermeiro tem base para desenvolver seupotencial e habilidade para além do cuidado direto ao paciente, também para administrar e desenvolver pesquisas.



METODOLOGIA

Este estudo trata de uma pesquisa científica de forma teórica e descritiva. Elaborado e desenvolvido com apoio de pesquisas bibliográficas sobre Florence Nightingale, onde a fonte para colheita de dados se baseou em livro e sites da internet.
Delineia-se apartir dos conteúdos desenvolvidos no ensino de Sistematização da Assistência de Enfermagem do curso de graduação em Enfermagem.







HISTÓRIA DE VIDA

Florence Nightingale nasceu em Florença, Itália, no dia 12 de maio de 1820. Morreu em Londres, Inglaterra, no dia 13 agosto de 1910.
Ao crescer, o pai proporcionou a Florence uma educação ampla, oque não era comum para mulheres vitorianas.
Ela nunca se casou, embora não tenha sido por falta de oportunidade. Ela acreditava, no entanto, que Deus tinha: claramente sinalizado que ela seria uma mulher solteira.
Em 1840, após muitas discussões emocionais, os pais de Florence finalmente concordaram e permitiram que ela fosse tutora de matemática.
Em 1845 FlorenceNightingale ficou particularmente preocupada com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes. Então anunciou sua decisão de se dedicar a enfermagem, provocando raiva e rompimento, principalmente com sua mãe.
Em 1846, Florence visitou o então hospital pioneiro, dirigido por uma ordem de freiras católicas, na Alemanha, ficando impressionada pela qualidade do tratamento médicoe pelo comprometimento e prática das religiosas.
Em dezembro de 1846, ela se tornou a principal defensora de melhorias no tratamento médico.
Em 1850, após uma viagem ao Egito surgiu a oportunidade de estudar os diferentes sistemas hospitalares, em Kaiserwerth e candidatou-se à admissão.
Foi admitida ao programa de enfermagem no dia 6 de julho de 1851. Durante três mesesdesenvolveu habilidades tanto no atendimento de enfermagem quanto na administração, levando-as para Inglaterra; porém seus esforços reformistas em prol da saúde e bem estar dos cidadãos ocorreram em parte.
Em 1854 foi para frente de guerra da Criméia, por solicitação de seu amigo Sir Sidney Herbert, Secretário da Guerra....
tracking img