Meat free monday

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Segunda sem carne, ou, “Meat Free Monday”, seu nome original, é uma campanha de cunho internacional, que busca, não por meio de atos extremistas, mas por meio de iniciativas reais, a sintonia dohomem com meio, lançada na Grã-Bretanha, idealizada e iniciada pelo ex-Beatle Paul McCartney. Diante da alarmante situação das mudanças climáticas e em uma tentativa de ajudar a combatê-las, o ex-Beatlemostrou sua proposta ao mundo em agosto de 2009, depois de pensar como as pessoas poderiam escolher, entre tantas sugestões, qual seria a de maior impacto para contribuir para um planeta mais limpo,sustentável e saudável.
Estudos da FAO (IPCC - Painel Intergovernamental de Mundanças Climáticas - 2009) comprovam que a indústria da carne é responsável por 18% do total das emissões de gases deefeito estufa em todo mundo - o que representa mais poluição que o setor de transporte. O excesso do consumo de carne vem causando prejuízos enormes, seja para o custo da saúde pública, seja para apreservação dos biomas terrestres e marítimos, seja para a promoção da paz e justiça social. Estima-se que nada menos que 80% do desmatamento da Amazônia seja causado pela indústria da pecuária. Outronúmero que envergonha, nesta indústria, está relacionado ao emprego de trabalhadores em regime análogo à escravidão, que chega a 62% de trabalhadores do gênero no Brasil – dados do Ministério da Agriculturae da Comissão Pastoral da Terra.
A campanha é simples, e seu objetivo é incentivar a população mundial a deixar de consumir carne uma vez na semana, levando-se em conta a significativa contribuiçãoambiental que esse ato teria se abraçado pelos bilhões de moradores terrestres, não apenas à redução da dor dos animais “comestíveis”, mas ao todo. A escolha da segunda-feira foi dada para facilitara decisão de adesão, já que, a maioria tem por hábito alimentar-se de forma mais leve nesse dia, para compensar os excessos do final de semana.
Engajada na defesa e promoção do vegetarianismo...
tracking img