Mba gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
MBA gestão de pessoas

comportamento humano

Belo Horizonte
2012

comportamento humano

Trabalho de Portifólio Módulo II apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Personalidade e Desenvolvimento Humano, Liderança e Motivação, Comunicação e RelacionamentoInterpessoal e Administração de Conflitos

Orientadores: Ms. Fernando Barroso Zanluchi, Prof. Paulo Ricardo Torres Diniz, Profa. Regiane Regina Ribeiro, Profa. Rosemarie Elisabeth Schmidt Almeida

Belo Horizonte
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 A ORGANIZAÇÃO PESQUISADA – INSTITUTO ELO (IELO)..............................4
2.1.1 Entendendo o que é um Termo de Parceria.......................................................5
2.1.2 A Política de Prevenção à Criminalidade do Estado de Minas Gerais................6
2.2 FUNCIONAMENTO DO INSTITUTOELO.............................................................9
2.2.1 Funcionamento do Departamento de Recursos Humanos...............................10

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................16

REFERÊNCIAS..........................................................................................................18

INTRODUÇÃO
Estetrabalho se configurou como uma oportunidade de conhecer na prática o trabalho de um profissional de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas, possibilitando verificar a realidade organizacional de uma empresa e uma análise crítica desta realidade encontrada.
Para tal foi realizada uma visita a uma profissional que tem o cargo de Coordenadora de Recursos Humanos em uma Oscip (Organização da SociedadeCivil de Interesse Público) que, a partir de um termo de parceria com o Estado de Minas Gerais é co-responsável pelo desenvolvimento de uma Política de Prevenção à Criminalidade neste Estado.
A análise realizada parte de um conjunto de elementos expressos na entrevista, com foco no trabalho desenvolvido pelo RH desta instituição sobretudo na gestão de pessoas.

DESENVOLVIMENTO
Na atualidade agestão de pessoas tem ganhado destaque na maioria das organizações. É fato que um novo olhar, fundamentalmente no que tange às novas tecnologias de informação, à responsabilidade social e o gerenciamento do capital intelectual nas organizações, funda uma nova onda na Gestão de Pessoas ou nos Recursos Humanos. Esta nova onda exige das organizações um novo olhar direcionado aos seus colaboradores bemcomo sua relação com a sociedade e o meio ambiente.
Um novo destaque configurado como uma inovação em vários aspectos das organizações cria uma quebra de paradigmas que exige não só dos profissionais de RH e Gestão de Pessoas, mas de todos os profissionais, uma visão mais ampliada dos processos gerenciais.
Estas exigências são apresentadas em todas as organizações, sejam elas públicas, privadasou do terceiro setor. É claro que cada uma delas assumirá particularidades em seus processos, contudo, de forma geral não podemos desconsiderar a importância que não deve ser dispensada na gestão de pessoas.
A organização pesquisada – Instituto elo
O Instituto ELO é uma associação privada sem fins lucrativos qualificada pelo Governo de Minas, em 2005, e pelo Governo Federal, em 2006, comoOrganização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Sua finalidade funda-se na construção, avaliação e desenvolvimento/gerenciamento de projetos sociais, com o propósito de fomentar a inclusão de sujeitos e comunidades com histórico de exclusão e trajetória de risco.
A missão do Instituto ELO é contribuir para a inclusão de grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Suas...
tracking img