Fundamentos da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

De acordo com D’Áuria a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos daadministração econômica”. D’Áuria é da escola patrimonialista e, portanto, estuda a contabilidade com enfoque no patrimônio das entidades; nesta definição fica claro o patrimônio como ator principal. NoBrasil teve influência tanto da escola patrimonialista quando da norte-americana, Hendriksen que é da escola norte-americana define “a contabilidade é um processo de comunicação de informaçãoeconômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.
Mas de uma forma mais prática, contabilidade é um sistema deinformação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de entidade,evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.
Contabilidade tem como objeto de estudo o patrimônio dasentidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências nadinâmica financeira. O objetivo principal da Contabilidade, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bemcomo fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuárioexterno, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendência...
tracking img