Fundamentos da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciencias contabeis

leonardo da silva

fundamentos da contabilidade

Faxinal dos Guedes
2011

leonardo da silva

fundamentos da contabilidade

Trabalho apresentado às disciplinas de Contabilidade básica, Introdução ao direito publico e privado, Fundamentos da administração e Matemática da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. LuizFernando Soares Da Silva
Têmis Chenso da Silva Rabelo
Samara Headley
Helenara R. Sampaio

Faxinal dos Guedes
2011

PROTOCÓLO: 74762334
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 SURGIMENTO DA CONTABILIDADE 4
2.2 A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO 5
2.3 Funções Administrativas 6
2.3.1 Planejamento 6
2.3.2 Organização 7
2.3.3 Direção 7
2.3.4 Controle 82.4 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES 8
2.4.1 Macro ambiente 8
2.4.2 Ambiente tarefa 9
2.5 ASPECTOS JURIDICOS relevantes ao PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE 10
2.5.1 Direito publico 10
2.5.2 Direito privado 12
2.6 PRINCIPAIS OPERAÇOES MATEMATICAS PRESENTES NO dia a dia do profissional contabil 13
2.6.1 Porcentagem: 13
2.6.2 Acréscimos: 13
2.6.3 Descontos: 13
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DEAPOIO AO TEXTO 15
4 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17



INTRODUÇÃO
Desde os tempos mais antigos, à medida que as primeiras civilizações começaram a aumentar as suas posses, evidenciou-se a necessidade de se efetuar um tipo de controle sobre suas posses, surge a partir daí os primeiros indícios da contabilidade.

Não é difícil perceber que as organizações, sejam as mais primitivas ou as maiscomplexas, permearam toda a história da nossa civilização. Foi graças as organizações que os homem consegui concretizar idéias que sozinho não seria capas de realizar. Ao longo da evolução histórica, u homem foi se tornando cada vez mais dependente aos laços que uniam essas organizações, de modo que entender seus processos passou a ser fundamental para sua sobrevivência.

O presente trabalhoabordara a importância das informações contábeis levantadas, pelo profissional da área, para que os administradores das empresas possam ingressar no mercado de trabalho ou mesmo, permanecer em um mercado tão competitivo quanto o atual.

Apresenta uma breve introdução a contabilidade como um todo, dando ênfase na importância da contabilidade como ferramenta de gestão nas empresas, aborda osprincipais elementos que fazem parte do processo administrativo, e os ambientes aos quais as organizações estão inseridas.

Evidencia que desde o seu surgimento, a contabilidade é uma ciência que é complementada diretamente, por duas outras matérias do conhecimento, o direito e a matemática sendo estas abordadas de forma breve na seqüência do trabalho.

DESENVOLVIMENTO
SURGIMENTO DA CONTABILIDADEA história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização, esta diretamente ligada às primeiras manifestações humanas de proteção e controle de posses. No momento em que o homem deixou a Caça de lado, e começou a implantar sistemas ligados a agricultura e ao pastoreio, a partir daí surge então às primeiras atividades ligadas a troca e venda de bens ou serviços.

À medidaque o homem começou a possuir uma maior quantidade de valores, percebeu a necessidade de se fazer um controle sobre seus bens ou criações, surge a partir daí os primeiros registros, sendo esses feitos através de diferentes objetos, ou por intermédio de símbolos.

A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio, advinda do desenvolvimento humano como uma ciência, acontabilidade tem sua origem em Uruk, uma antiga cidade da mesopotâmia, por meio de instrumentos encontrados, sendo esses estimados entre 8000 a 3000 anos a.C, (Costa, 2009).

A contabilidade, desde o seu surgimento, passou por diversas mudanças, por diversas escolas que fundamentavam o conceito e os estudos referentes à contabilidade.

Como citado anteriormente, à contabilidade é uma...
tracking img