Maximilian carl emil weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Maximilian Carl Emil Weber foi considerado um dos mais importantes sociólogo alemão , seus estudos mais importantes estão na áreas da sociologia da religião , sociologia politica , administração publica ,prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes e na comissão que redigiu a constituição de Weimar .Max Weber nasceu na cidade de Erfurt(Alemanha) em 21 de abril de 1864 e faleceu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de junho de 1920.
Suas principais obras :
A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903)
Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921)
Estudos de Metodologia (1922)
Política como vocação

"Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse tentado o impossível."


DesenvolvimentoWeber nasceu na Alemanha em uma época em que começava a surgir as primeiras disputas sobre metodologia das ciências sócias na Europa, filho de uma família da alta classe media, seu pai era um conhecido advogado e assim desde cedo sempre o orientou no sentido das humanidades. Max foi um grande pesquisador dedicou se principalmente na economia ,á história ,á filosofia e ao direito .Conclui-o oCurso, e trabalho como professor na universidade de Berlim ,apos anos sofreu serias perturbações nervosas fazendo assim abandonar a área de trabalhos decentes .
Defendia a ideia de que uma Ciência Social não poderias reduzir a realidade empírica á leis ,o cientista se vale a diversos fatores ligados á realidade dos fatos assim como a seus próprios valores ,para dar umsentido á realidade particular , Weber baseia-se no estado de desenvolvimento dos conhecimentos , nas estruturas conceituas de que se dispõe e nas normas de pensamentos vigentes ,isso segundo ele irá permitir a obtenção de resultados validos apenas para sé próprio .
O sociólogo trabalha apenas com a realidade e busca características em comum na sociedade, sendo assim, elaboroualguns métodos que auxilia na busca da compreensão dos comportamentos sociais, assim criou um modelo de interpretação e investigação e à partir dele que o cientista social analisou a sociedades e as formas de ação. Para Weber, a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a açãosocial deve ser praticada com intenção. A partir disso, Weber constrói quatro tipos ideais de ação social que podem se enquadrar na sociedade.
Tradicional: é definida por um costume de um grupo, algum não planejado exemplos mais clássico é ir em uma cerimônia religiosa.
Emotiva: são as emoções, não havendo a razão ,é inspirada em emoções imediatas, sem considerações de meios ou de fins aatingir, como torcer por um time, o indivíduo pratica a ação porque se sente beneficiado.
Racional em relação a valores : pensar , planejar antecipadamente o comportamento de acordo com os outros indivíduos ,o individuo considera apenas suas convicções pessoais e sua fidelidade a tais convicções, como ser honesto, e a ação racional com relação a fins é praticada com um objetivo previamentedefinido, visando apenas o resultado.
Para Weber, na sociedade capitalista moderna o que predomina é o racional com relação a fins. Essa mentalidade cria um tipo de autoridade e dominação na sociedade – a dominação racional legal (planejamento voltado para os objetivos; os fins justificam os meios).
Os positivistas (como eram chamados os teóricos da identidade fundamental entre as ciências exatase as ciências humanas) tinham suas origens, sobretudo na tradição empirista inglesa. Os antipositivistas, adeptos da distinção entre ciências humanas e ciências naturais, foram, sobretudo os alemães, vinculados ao idealismo dos filósofos da época do Romantismo.
Weber procurou fazer a construção do tipo ideal de capitalismo ao estudar as diversas características das atividades econômicas em...
tracking img