Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA









































A ÉTICA PROTESTANTE
E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO































SUMARIO




• INTRODUÇÃO........................................................................................... 3

• A Ética Protestante
e o Espirito do Capitalismo..............................................................................4 ,5, 6

• O Papel do Cientista .....................................................................................7, 8

• BIBLIOGRAFIA ..........................................................................................9


































INTRODUÇÃO


"A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" é um dos livros fundamentais da teoriasociológica clássica. Elaborado com o intuito de se contrapor às interpretações materialistas da teoria marxista amplamente presentes na época do estudo, o livro propõe uma compreensão do capitalismo que parte, ao invés do âmbito econômico (as relações sociais de produção, como fazia Marx), do âmbito espiritual, cultural. Daí porque a história do capitalismo é contada a partir do desenvolvimento da éticaprotestante.
Esclarecendo qual a influência do protestantismo dos séculos XVI e XVII sobre
o desenvolvimento da organização capitalística racional do trabalho livre no Ocidente, faz referência à visão positiva do enriquecimento monetário e da especialização profissional; à crença na glorificação de Deus pelo trabalho incessante e à reprovação ao ócio e atividades artísticas ou esportivas.Sob esta ótica e a partir da análise da realidade de nossos dias, a influência da religião sobre a sociedade e o papel do direito como instrumento, permitiram o desenvolvimento do capitalismo especialmente nos países protestantes. As relações entre a religião e o aspecto econômico, demonstram as influências recíprocas e a transformação da sociedade como um todo. As questões éticas sobrepostas asreligiosas, e o reordenamento do conceito de trabalho e valores iniciados ao longo desse estudo ainda muito presentes nos dias atuais, ganham profundidade com a aquisição de novos conhecimentos e técnicas visando o crescimento intelectual e econômico das sociedades em si.






















A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO


Max Weber realizou extensos estudos sobreeconomia, história e as diversas religiões. Em suas analises desenvolveu teorias sobre a sociedade e se interessou particularmente pelas relações entre o capitalismo e o cristianismo. Weber dedicou grande parte de seus estudos à religião. O sociólogo tinha a convicção de que as concepções religiosas têm um papel preponderante na condução econômica de uma sociedade e, consequentemente, são também causadas transformações econômicas que ocorrem nestas sociedades.
As teorias de Weber não se identificam com nenhuma corrente de pensamento de sua época. Seu pensamento, no entanto, aparece como verdadeira síntese da tradição científica e filosófica da Alemanha moderna, pois resgata o melhor da metodologia e dos conceitos já formulados para propor uma ciência em que os múltiplos fatores seencontram relacionados e se explicam reciprocamente. Weber, considerado racionalista, investigou com neutralidade a influência das idéias religiosas protestantes sobre o comportamento econômico e sobre o conseqüente desenvolvimento do capitalismo. O sociólogo não faz críticas à ênfase no trabalho e à busca do ganho econômico pelos protestantes. Da mesma forma, não avalia as concepções católicas derejeição aos assuntos mundanos. Na verdade, analisa, ressaltando que apesar de não apresentar a questão de forma direta, o resultado da pesquisa do autor permite estabelecer conexões entre a ação social analisada e o próprio direito e deste com o capitalismo.
O princípio da tese de Weber é que as idéias religiosas têm importante influência sobre o desenvolvimento do espírito econômico,...
tracking img