Halterofilismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
    Com o fim da 2ª Guerra Mundial, o grande número de combatentes que sofreram graves lesões corporais tomou conta dos países europeus que participaram do conflito. Essa nova realidade influenciou o início de um trabalho de reabilitação médica e social de veteranos de guerra. São essas as raízes dos esportes paralímpicos, que por meio da prática de atividade esportiva, é possívelrestabelecer a saúde física e mental do indivíduo. (11)
    O halterofilismo apareceu pela primeira vez em uma Paralimpíada, em 1964, em Tóquio. A deficiência dos atletas era exclusivamente lesão da coluna vertebral. Até os Jogos de Atlanta (1996), somente os homens competiam. Ao contrário do que possa parecer, a modalidade não depende só de força, mas também de técnica. Tamanho crescimento foiocasionado pela participação feminina, de competidores amputados, paralisados cerebrais, dentre pessoas com outros tipos de deficiência motora. As regras do esporte são similares às adotadas em competições olímpicas. O Comitê de Halterofilismo do Comitê Paralímpico Internacional é o órgão responsável pela administração e desenvolvimento da modalidade, criado em 1989. (12)
    É a única modalidade emque os atletas são categorizados por peso corporal, como no halterofilismo convencional. São elegíveis para competir atletas amputados, les autres - que segundo Veríssimo e Ravache (2006) significam “os outros” (inclui todos os outros que não se enquadrem nos grupos já citados)-com limitações mínimas, atletas das classes de paralisia cerebral e atletas das classes de lesões na medula espinhal. Oscompetidores precisam ter a habilidade de estender completamente os braços com não mais de 20 graus de perda em ambos os cotovelos para realizar um movimento válido de acordo com as regras.
Objetivo
    Será realizada uma revisão de literatura expondo a relação do halterofilismo paralímpico com o halterofilismo convencional, as deficiências que se enquadram dentro desse esporte, posteriormenteum estudo histórico e as características, benefícios e descrição do mesmo.
Metodologia
    Foi realizada uma revisão de literatura com artigos e teses e materiais da internet acerca do assunto, durante o segundo semestre do ano de 2011.
Movimento Paralímpico
    O movimento paralímpico, que nasceu com a finalidade de promover a melhoria nas condições de reabilitação e reinserção social daspessoas com deficiência, tem recentemente atingido o reconhecimento da sociedade como esporte de alto nível, com a participação crescente da mídia, patrocinadores e audiência, aumentando cada vez mais a atenção de profissionais das mais diversas áreas relacionadas à prática esportiva. (7)
    O esporte adaptado para deficientes surgiu no começo do século XX, quando se iniciou atividades esportivaspara jovens com deficiências auditivas. Mais tarde, em 1920, iniciaram-se atividades como Natação e Atletismo para deficientes visuais. Para portadores de deficiências físicas, o esporte adaptado só teve início oficialmente após a Segunda Guerra Mundial, quando muitos soldados voltavam para casa mutilados.
    As primeiras modalidades competitivas surgiram nos Estados Unidos e na Inglaterra. NosEstados Unidos surgiram as primeiras competições de Basquete em Cadeiras de Rodas, Atletismo e Natação, por iniciativa da PVA (Paralyzed Veterans of America).
    Na Inglaterra, o neurologista e neurocirurgião alemão Ludwig Guttmann, que cuidava de pacientes vítimas de lesão medular ou de amputações de membros inferiores, teve a iniciativa de fazer com que eles praticassem esportes dentro dohospital. (11)
    A estrutura do esporte paralímpico brasileiro é semelhante à dos esportes olímpicos. A diferença fundamental caracteriza-se pelo fato dos atletas serem agrupados em função de suas deficiências e não por modalidades.
    A história do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é recente, porém, repleta de glórias. Criado em 1995, a partir do crescimento natural das Associações Nacionais...
tracking img