Max weber e o modelo burocratico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MAX WEBER E O MODELO BUROCRÁTICO
nome do aluno(maildoaluno.com.br)

cadeira – Professor

Unidade de ensino – Curso
Endereço – CEP – Cidade - Estado

Data.

Resumo
Este artigo apresenta um breve apanhado sobre o Modelo Burocrático e seus principais aspectos, além de informações relevantes sobre Max Weber.

Palavras-chave: Burocracia. Administração. Weber.

Introdução
Comointrodutório desse artigo, indicamos que foi utilizado no mesmo, como organizador, uma pequena discrição de Weber, pinceladas de suas idéias sobre autoridade, aspectos do desenvolvimento da burocracia e seus principais aspectos.

Maximilian Carl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) autor de "A teoria social e econômica da organização", foi um intelectual alemão,jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.

Weber aponta três tipos deautoridade:

Autoridade Tradicional: O líder tradicional é o senhor que comanda em virtude de seu status de herdeiro e sucessor. Suas ordens são pessoais e arbitrárias, seus limites são fixados pelos costumes e hábitos e os seus súditos obedecem-no por respeito ao seu status tradicional. A dominação tradicional pode assumir duas formas no aparato administrativo: Forma Patrimonial: Os servidorespessoais economicamente dependentes do líder. Forma Feudal: São aliados com maior grau de autonomia em relação ao líder. Utilizados por, tribo, clã, família, sociedade medieval.
Autoridade Carismática: O poder carismático é um poder sem base racional, é instável e facilmente adquire características revolucionárias. Não pode ser delegado nem recebido em herança, como a tradicional. O pessoaladministrativo é escolhido e selecionado segundo a confiança que o líder deposita nos subordinados. Se o subordinado deixa de merecer a confiança, substitui-o por outro mais confiável. Aplicável a líderes políticos como Hitler, Kennedy; da indústria como Matarazzo, Ford.
Autoridade legal, racional ou burocrática: Tem seu fundamento nas leis e na ordem legal. A posição dos funcionários e suas relações com ogovernante, os governados e colegas burocratas são definidas por regras impessoais e escritas, direitos e deveres inerentes a cada posição, métodos de recrutamento e seleção. A burocracia é a organização típica da sociedade moderna democrática e das grandes empresas. Foi utilizado por grandes organizações modernas como General Motors, Philips, Ford etc.
A Burocracia teve sua origem nas mudançasreligiosas verificadas após o Renascimento. Max Weber salienta que o sistema moderno de produção, racional e capitalista, não se originou das mudanças tecnológicas nem das relações de propriedade, como afirmava Karl Max, mas de um novo conjunto de normas sociais morais, às quais denominou “ética protestante”.
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940, emfunção dos seguintes aspectos:

A fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica das Relações Humanas: ambas oponentes e contraditórias revelam pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo;

A necessidade de um modelo de organização racional: capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamentodos membros participantes. Aplicável as fábricas e principalmente as empresas;

O crescente tamanho e complexidade das empresas: passou a exigir modelos organizacionais mais bem definidos. Milhares de homens e mulheres em diferentes setores de produção e em diferentes níveis hierárquicos: Engenheiros e administradores no topo e operários na base da pirâmide. Devem executar tarefas específicas...
tracking img