Teoria da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA BUROCRACIA

INTRODUÇÃO


O trabalho abordado tem a finalidade de promover o conhecimento sobre a teoria da burocracia, que visa à organização interna dentro da empresa através de normas e regras que formam a base da burocracia, sempre com o intuíto de promover a evolução da empresa que nela se modela, ou seja, é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, istoé, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Os objetivos principais são: mostrar as origens da Teoria da Burocracia na teoria administrativa; identificar as características do modelo burocrático proposto por Weber; identificar e definir as disfunções da burocracia; analisar como a burocracia interage com oambiente externo; proporcionar uma apreciação crítica acerca da Teoria da Burocracia.
A teoria da burocracia surgiu na teoria geral da administração, por volta da década de 1940, quando a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas disputavam entre si o espaço na teoria administrativa e apresentavam sinais de obsolescência e exaustão para sua época. Todavia, a burocracia apresentaconseqüências imprevistas, chamadas de disfunções. O mais importante é que a Teoria da Burocracia deixou de lado a abordagem normativa e prescritiva para dedicar-se a uma abordagem descritiva e explicativa.
O tema proposto neste pré-projeto é verídico, pois seus argumentos são fundamentados de acordo com as características estudadas pelas empresas que utilizam a teoria da burocracia como modelo para setornarem mais eficientes perante a concorrência do mercado de trabalho.







1 ORIGENS


A teoria da burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 40, principalmente em função dos seguintes aspectos:
A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitam uma abordagem global, íntegra e envolvente dos problemasorganizacionais;
A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes. É aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas;
O crescente tamanho e complexidade das empresas passam a exigir modelos organizacionais bem mais definidos;
Oressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador.
Foi devido a esses aspectos que os estudiosos da época foram buscar nas obras de um economista e sociólogo já falecido, Max Weber, a inspiração para a criação dessa nova Teoria da Organização.
Historicamente, a "ideologia da burocracia" nasceu do novo conjunto de normas de comportamento eprodução, que Weber chamou de "ética protestante" que são: trabalho duro e árduo, ascetismo, poupança e objetividade.
O conceito de burocracia de Weber é abrangente e envolve diversos tipos de instituições sociais como a Igreja, universidades e grandes empresas. Tais instituições aplicavam o tipo burocrático de organização, concentrando meios administrativos no topo da hierarquia e utilizandoregras racionais e impessoais visando à máxima eficiência.






2 MAX WEBER


Segundo o conceito popular, a burocracia é visualizada geralmente como uma empresa, repartição ou organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo as soluções rápidas e eficientes. O termo também é empregado com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causandoineficiência à organização. Os leigos passaram a dar nome de burocracia aos defeitos do sistema.
Entretanto, para Max Weber a burocracia é exatamente o contrário, é a organização eficiente por excelência e para conseguir esta eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas devem acontecer.
Max Weber identifica três fatores principais que favorecem o...
tracking img