Mauro betti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma Perspectiva Cultural

Mauro Betti[1]

Você, certamente, em algum momento, teve contato com as proposições teoricometodológicas no ensino da Educação Física que foram elaboradas no Brasil entre as décadas de 1980 e 1990, sabe os nomes de alguns de seus autores, leu textos sobre o tema.
            O que explica ter sido a década de 1980 tão importante para a história recente daEducação Física brasileira? Por que nesta e na década de 1990 surgiram tantas proposições para a Educação Física escolar?
 
 
Colocando os conhecimentos em jogo

          A década de 1980 demarcou o início de um período de grandes transformações teórico-práticas na Educação Física escolar.
          Em contraposição ao ensino da Educação Física tradicional, tecnicista e esportivizada,diversas proposições teórico-metodológicas inovadoras, de pretensões críticas e emancipatórias, foram apresentadas no Brasil por diversos autores e obras. Não é coincidência que tal fato tenha ocorrido em um momento de, também, profundas transformações políticas na sociedade brasileira. O ocaso do regime militar, a redemocratização com a realização de eleições livres e diretas (o movimento "Diretas Já!"foi destaque em 1984), a anistia aos então perseguidos políticos, o fim da censura aos meios de comunicação e,  consequente, o aumento da liberdade de expressão foram alguns dos acontecimentos que demarcaram aquela década de 1980.
Tudo contribui para que as críticas à Educação Física tradicional emergissem, inicialmente, no âmbito das Universidades e entidades de classe do magistério. Amultiplicação de publicações e eventos de caráter pedagógico, o surgimento de cursos de pós-graduação no país e a formação de doutores no exterior tomaram parte importante nesse processo, facilitando o debate e a circulação de ideias.
Os livros “O que é Educação Física”, de Vitor Marinho de Oliveira e “A Educação Física cuida do corpo...e ‘mente’”, de João Paulo S. Medina, ambos publicadosem 1983, tornaram-se referências literárias inaugurais desse novo momento de reflexão na Educação Física brasileira.
         Caracterizaram-se, estas duas obras, como muitos outros textos que surgiram no mesmo período na forma de livros, anais de eventos científicos e artigos de revistas, por buscar fundamentação nas Ciências Humanas e na Filosofia e propor, do ponto de vistapolítico-pedagógico, novas possibilidades e finalidades para a Educação Física - menos comprometidas com o autoritarismo e mais com a democracia, menos condicionadas por uma visão biologicista do corpo do que por uma concepção sociocultural de corpo e movimento, mais preocupada com o desenvolvimento humano do que com o desenvolvimento do esporte - que permitissem à área estar antes a serviço da transformação do queda manutenção do status quo social.
          Foi um momento de efervescência intelectual, de debates com os grupos que genericamente podemos denominar de "progressistas", unidos no combate ao autoritarismo e conservadorismo reinante nas Universidades e órgãos estatais da Educação e Educação Física/Esportes.
         Em continuidade, com maior intensidade na década de 1990, ocorre a publicaçãode vários livros que trataram especificamente da Educação Física escolar, com base nas novas perspectivas político-pedagógicas que se apresentaram na década anterior.
      Assim, temos, em ordem cronológica:
 
• Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista (1988), de Go Tani, Eduardo Kokubun, Edison de Jesus Manoel e José Elias de Proença.
• Educação de CorpoInteiro (1989), de João Batista Freire.
• Educação Física e Sociedade (1991), de Mauro Betti.
• Educação Física: ensino & mudanças (1991), de Elenor Kunz.
• Metodologia do Ensino de Educação Física (1992), de Carmem L. Soares, Celi N.Z. Taffarel, Elizabeth Varjal, Lino Castellani Filho, Micheli O. Escobar e Valter Bracht (também conhecido como "Coletivo de Autores").
• Transformação...
tracking img