Matrizes bcg,ge e ansoff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Matriz BCG
A Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida na década de 1970 por Bruce Henderson para o Boston Consulting Group para analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma empresa. A matriz é composta por 4 quadrantes localizados em um diagrama com o eixo "X" representando a participação relativa de mercado da Unidade de Negócios (da maior para a menor) emrelação ao principal concorrente e o eixo "Y" com a taxa de crescimento do mercado em que a unidade atua.
O quadrante inferior esquerdo compreende os produtos chamados de Vacas Leiteiras ou Geradores de caixa. O quadrante inferior direito engloba os produtos chamados de Abacaxis, ou Cachorros (recentemente tem surgido a expressão "bichos de estimação - Pets" para não dar uma idéia pejorativa).Produtos no quadrante superior direito são chamados de Oportunidades ou Interrogação. Já os posicionados no quadrante superior esquerdo são denominados de Estrela. (veja o diagrama abaixo)
 

Simplificando:
a) Produtos ou Serviços com alta participação Relativa de Mercado em um mercado de baixo crescimento são Vacas Leiteiras.
b) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado emum mercado de baixo crescimento são Abacaxis, ou Cachorros.
c) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de alto crescimento são oportunidades.
d) Produtos ou serviços com alta participação relativa de mercado em um mercado com alto crescimento são estrelas.
A denominação acaba sendo facilmente entendida ao se analisar os extremos: sem dúvida um produtoposicionado em um mercado crescente com alta participação nesse mercado, só pode ser uma "estrela". Já um produto com participação baixa em um mercado estagnado é na realidade um "abacaxi".
 
Os quatro quadrantes
 
O quadrante da Estrela é o cenário onde há a situação ideal de alto crescimento e alta participação, um produto ou empresa nesta situação requer um investimento maior devido aocrescimento contínuo.

O Quadrante da Vaca Leiteira lida com baixo crescimento e alta participação. Este cenário requer um baixo investimento, mas o crescimento é muito lento.

O Quadrante do Abacaxi ou Cachorro é a situação onde o crescimento é baixo e a participação de mercado é baixa, esta é uma das piores situações que uma empresa ou produto pode enfrentar. Nesta situação, se os produtos não estãogerando lucro, o melhor é descontinuar.

O último quadrante da matriz representa as Oportunidades ou a Interrogação. é o ponto em que o crescimento do mercado é alta, mas a participação é baixa. Nesta situação há uma demanda alta, mas baixo retorno. É melhor tentar aumentar a participação de mercado.
 
A Matriz BCG na Prática

O posicionamento de um produto ou linha de produtos em cadaquadrante exige uma ação diferente das empresas. A seguir é mostrado o que pode ser feito em cada caso.

Oportunidades ou Interrogação

Oportunidades ou Interrogação são os produtos que crescem rapidamente e, como resultado consomem grandes quantidades de dinheiro, mas devido ao fato de terem participações baixas de mercado, não geram muito dinheiro. O resultado é um gasto grande de dinheiro.
UmaOportunidades ou Interrogação tem potencial para ganhar participação de mercado e se tornar uma estrela, e, eventualmente, uma vaca Leiteira, quando o crescimento do mercado diminui. Se ele não se tornar um líder de mercado, pode se tornar um abacaxi ou cachorro quando o crescimento de mercado diminuir. Que vai se tornar um cão quando diminui o crescimento do mercado. Oportunidades ou Interrogaçãosão produtos que devem ser analisados a respeito de valer ou não a pena investir neles para aumentar a participação de mercado.

Abacaxi ou Cachorro

Os Abacaxis ou Cachorros têm uma baixa participação de mercado e uma baixa taxa de crescimento, ocasionando, assim, uma baixa geração de faturamento. São verdadeiras armadilhas para as empresas que poderão falir caso continuem investindo neste...
tracking img