Mordomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO.

Esse trabalho retrata um resumo do livro Desmistificando o Dízimo, no qual o autor estudou a culturas de algumas nações no Oriente Próximo Antigo em relação a sua contribuição financeira, estudou a cultura dos Israelitas, e algumas obras e estudos sobre o dízimo e a mordomia. Tudo isso por um anseio pessoal em meio aos tempos modernos que estamos vivendo e as diversas formas que odízimo tem sido ensinado e explorado no seio da Igreja atual. A inquietude do autor é muito grande em meio a um período extremamente turbulento que a Igreja do Senhor Jesus vive por haver excessos em seu meio manipulando e martirizando cristãos em torno desse tema.
O propósito do autor do livro é examinar a questão da contribuição financeira e do dízimo pelo lado da doutrina, refletindo comhonestidade e fidelidade à Palavra de Deus. Com a finalidade de trazer um entendimento correto ao assunto, sua aplicação bíblica, desta forma poder reconduzir a igreja às suas verdadeiras proporções.
O dízimo é examinado sob o aspecto histórico, a sua prática no passado, alargando o conhecimento consultando documentos históricos externos a Bíblia. Depois é analisado por textos bíblicos, contidos naTorah, e em seguida pelo aspecto histórico e bíblico do povo de Deus na perspectiva rabínica. Para então estabelecer a doutrina do Velho Testamento sobre dízimo e do Novo Testamento. Finalizando com uma doutrina para os dias atuais. Não é explorado o tema mordomia nesse resumo.
É uma pesquisa enriquecedora sobre o tema abordando o hábito, a inteção, e a essência do dízimo em si para o povo deDeus ao longo de tantos anos, e na igreja contemporânea.







1. A VISÃO DO DÍZIMO ENTRE OUTRAS NAÇÕES.


A palavra dízimo significa a décima parte de algo, podendo ser coisa ou valor. Poderia ser uma parcela paga referente a uma propriedade, uma renda atribuída ao dono da terra, paga por quem a explora. O dízimo poderia ser uma taxa real ou uma oferta sagrada.
No mundoantigo encontra-se esse costume entre os Babilônicos, os povos da Pérsia, Arábia, Egito, Grécia, Roma e China. Em algumas culturas eram voluntários em outras obrigatórios, podiam ser regulares ou esporádicos. No Egito era entregue 20% ao faraó por este ser considerado o dono de todas as terras – filho dos deuses.
Documentos mesopotâmicos do período neobabilônico (séx.VI a.C.) comprovamcomo era comum a entrega do dízimo em relação à propriedade com a finalidade do sagrado – a terra como um todo pertence aos deuses. No século XIV a.C. em Ugarit, área siro-palestina, o dízimo está registrado, podendo ser uma taxa real que o rei cobrava e dava aos seus oficiais. A bíblia se refere desta mesma forma ao dízimo cobrado pelo rei, entregue aos eunucos e oficiais no texto de I Sm. 8:15-17.O dízimo é então retratado como uma taxa indispensável para a manutenção dos templos e de seus funcionários, estando ligado diretamente à produção agrícola e pecuária. Pela documentação existente e examinado conclui-se que o dízimo era armazenado nas salas dos tesouros dos templos, e representantes do templo eram colocados como responsáveis pela guarda das mercadorias e valores.
Odízimo poderia ser bens como grãos, vinho novo, azeite novo, gado e ovelhas. Os documentos babilônicos registram inclusive como deveriam ser administrados, os produtos agrícolas eram destinados principalmente ao consumo pelos funcionários do templo, na manutenção e sustentação das várias instituições e empreendimentos ligados ao templo. O gado e as ovelhas eram marcados, e utilizados para ossacrifícios.
Os representantes das autoridades do templo coletavam e transportavam o dizimo de todos os cidadãos, inclusive deles próprios e dos demais funcionários do templo. Ninguém era isento.


2. O DÍZIMO NO ANTIGO TESTAMENTO.


Segundo Paulo José, a Lei Mosaica considera o dízimo como uma contribuição secundária, destinada a várias finalidades ligadas ao templo, e não a...
tracking img