Matriz bcg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Matriz BCG

A matriz BCG foi criada por Boston Colsunting Group, como uma maneira de mostrar para determinadas empresas ou pessoas como ela está posicionada em relação a suas finanças e suaschances de crescimento na área em que atua.
Market share: significa a participação da empresa no mercado, sabendo isso a empresa que fizer um market share e bom, ganha vantagens sobre suas concorrentes,podendo elaborara estratégias para avançar ainda mais no mercado.
Analise Swot: serve para a empresa identificar quais são os seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Para explicarmelhor ela foi dividida em quatro partes, são elas: a estrela, a vaca leiteira, o ponto de interrogação e o abacaxi ou (cachorro). Do lado esquerdo estão as que possuem maiores chances de crescer nomercado e do lado direito estão as que obtem menos oportunides. A Matriz BCG tem como por interesse apresentar a empresa o seu crescimento de mercado e a sua participação na mesma.
A estrela: sãoempresas que precisam de uma alta participação e alto investimento num mercado em crescente expansão, mas contudo o seu retorno é o mesmo que lhe foi investido.
Vaca leiteira: é uma empresa que já estaestabilizada com uma alta participação no mercado, que não possui grande tendência para crescer. Mas em compensação tem um lucro muito bom para seus participantes devido ao fato de já estar introduzidaa mais tempo no mercado. Considerada uma boa fonte de recursos.
Ponto de interrogação: é o oposto da vaca leiteira, ele possui pouca participação do mercado na empresa. Pois não produz um grandelucro por necessitar de recursos que não possuem, não se dando muito bem em uma área que esta em constante expansão (aumento).
Cachorro ou abacaxi: é aquela que possui baixa participação no mercado epouco investimento, não apresentando muitas possibilidades de crescimento. E o seu retorno é pouco mas da para se manter mediante a sua má situação.

Fonte:
AZEVEDO, M. Coelho de; COSTA, H....
tracking img