Resenha sobre o filme: "a outra história americana"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nesta resenha iremos retratar o filme “A outra historia Americana”, relacionando os acontecimentos do filme com os personagens Derek – o protagonista –, Danny, Cameron e os negros, associando ao movimento skinhead, no qual Cameron é o líder e Derek abaixo dele, participa.
Todos os acontecimentos do filme giram em torno dos conceitos de movimentos sociais, que se dá a umaorganização estruturada e identificável, tal como Blumer afirma que o movimento social tende a mostrar grande parte da motivação, tendo como finalidade, juntar pessoas para lutar por um objetivo preciso. Além disso, a definição que também se dá aos movimentos sociais na visão de Alain Touraine é de acordo com os princípios, e estes serão abortados e explicados no decorrer do trabalho, juntamente com cenas dofilme.

DESENVOLVIMENTO

O filme “A Outra História Americana” relata o movimento skinhead que consiste de simpatizantes do nazismo, que se mostram intolerantes com as minorias sociais, ou seja, pessoas de pouca influência que sofrem com questões como racismo, preconceito, discriminação e todo e qualquer outro tipo violência, além de sofrerem com os estigmas, por parte dos skinheads.
Omovimento skinhead é um movimento social específico que teve seu “nascimento” dentro do nazismo, tendo idéias praticamente iguais. Para o sociólogo francês Alain Touraine, os movimentos sociais para existirem, precisam ter 3 princípios: O de identidade, que é de fácil percepção, por que mostra a insatisfação de todos do movimento por dividirem o mercado de trabalho, seus bairros e até mesmo o seuestado/país com os imigrantes, alegando que estes são “parasitas da sociedade”, pois só estão nos Estados Unidos para explorá-lo e a presença dos mesmos é ruim para o país. Isso é notável, quando há uma reunião de professores no Liceu e todos, inclusive o professor Sweeney estão assistindo a gravação de uma entrevista que Derek, um ex-aluno, que desde cedo aprendeu com o pai que os negros e osimigrantes deviam ser discriminados e excluídos, criando dentro de si uma visão fechada, racista e preconceituosa. Em um momento de flashback, Derek está na mesa tomando café da manhã com a sua família e conta ao pai como o professor Sweeney é diferente e não é como os outros professores, pois possui dois doutorados e nem devia estar dando aulas no Liceu. Então, o pai de Derek, Dennis pergunta: “O que elete manda ler?”, e então Derek diz que seu exame será baseado no livro “Native Son”, um livro que conta a história de um ‘negro ruim’ que tenta encobrir seu complexo de inferioridade com atos agressivos contra a sociedade em que ele vive. Dennis, visivelmente arrasado, diz: “Agora está por todo o lado... Esta ‘ação afirmativa negra”.
Após a morte do pai, Derek se torna um jovem revoltado eirritado com o mundo. Ele dizia que a culpa eram dos negros e dos imigrantes, que levaram consigo o crime para o país, fazendo americanos bons como o pai dele, morrerem inocentemente.
Há outro momento, em que há vários jovens reunidos em um estacionamento, que pode ser definido como uma inquietação social, que é quando todos estão ansiosos para o ‘ataque’ e ficam descontrolados, sendo facilmenteinfluenciados, e é quando Cameron, o líder do movimento skinhead, usa Derek para conversar com eles, pois Cameron não participa dessas “conversões”, restando-lhe somente o papel de não deixar o movimento acabar. Derek nesse contexto faz a figura do ‘agitador’, pois era ele quem colocava na cabeça desses jovens frustrados a grande idéia de “não sejam arruaceiros inúteis, façam parte de algoimportante”, fazendo todos se unirem pelas causas do movimento, denominando um visível ‘espírito de grupo’, que é a conseqüência de um impulso do agitador. A seriedade do movimento chegou a ser tão grande, que o sociólogo Hebert Blumer define isso como um surgimento de crenças, como em uma religião, sendo Derek e Cameron vistos como exemplos perfeitos, assim como Hitler e Marx foram vistos como santos em...
tracking img