Matriz bcg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATRIZ BCG


Trabalho apresentado como requisito para a disciplina de Administração Mercadológica e Estratégia.





CARIACICA
2012
SUMÁRIO

















































INTRODUÇÃOMATRIZ BCG
Esta matriz foi desenvolvida, no início da década de 1970, pelo BCG (Boston Consulting Group) empresa de consultoria de gestão, especializada em questões de política e estratégias empresariais. Tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores de marketing e vendas. Esta matriz é uma das formas mais usuais de representação daintegração da empresa nas envolventes externas e internas.
Essa matriz foi inspirada na area financeira, mais especificamente nas atividades de administração de titulos e valores disponíveis para investimento pois, da mesma forma como é difícil para um investidor balancear seus recursos entre os diversos títulos existentes no mercado financeiro, ao executivo da empresa também é difícil identificar omix ideal de linhas de produtos ou serviços, e a quantidade correta de recursos que serão alocados entre as diversas linhas de produtos ou serviços.
A solução proposta na área financeira para esse tipo de problema, denominada seleção e análise de portfólio, tinha por premissa básica considerar que o resultado referente à taxa de retorno de investimentos, propiciado por um conjunto de estratégias,não era fruto apenas da somatória dos resultados individuais de cada título, mais também da interação entre eles.
Segundo Daft (2005), para se começar um negócio deve-se analisar uma estratégia que envolva toda a organização, chamada de estratégia de portfólio, que visa criar sinergia (uma área de negócios influencia positivamente a outra) e combinação as unidades estratégicas de negócios. Amaneira útil de pensar sobre estratégia de portfólio é a matriz BCG.
A Matriz BCG, como o próprio nome diz, é uma matriz “2 por 2″ para análises de portfólio de produtos e unidades de negócios, tendo como base o ciclo de vida do produto.
A matriz do BCG é a técnica estratégica mais conhecida e utilizada pelas empresas, e tem como base de sustentação a curva de experiência.

COMO FUNCIONA A MATRIZBCG


A Matriz BCG é dividida em duas partes: crescimento do mercado e participação relativa de mercado (em comparação à participação de seu maior concorrente). Onde, pode-se concluir, em uma primeira análise, que quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto ou, quanto maior for sua participação de mercado melhor será para empresa analisada. Maior será sua vantagem competitivapor produto em relação à seus concorrentes.Entretanto, analisando-se a matriz BCG, a preocupação é manter o portfólio da empresa com o caixa equilibrado. A esquematização da Matriz BCG é bastante simples e consiste na divisão dos produtos em quatro quadrantes que representam as combinações possíveis do índice, e de crescimento esperado, sendo cada quadrante nomeado de forma simbólica como:estrela, vaca leiteira, interrogação e cachorro ou abacaxi.






















A MATRIZ BCG NA PRATICA
O posicionamento de um produto ou linha de produtos em cada quadrante exige uma ação diferente das empresas. A seguir é mostrado o que pode ser feito em cada caso.
Ponto de interrogação (também conhecido como “em questionamento” ou “criança-problemática”): Neste quadrante,estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa;
Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com alta...
tracking img