Material para jogos de empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico de jogos
Desde os primórdios da civilização o jogo está presente na vida do homem. Na antiguidade, através das pinturas rupestres, entre Gregos e Romanos com o jogo do pião, no cabo de guerra dos meninos de Atenas, no combate de arco e flecha simulado pelos filhos dos nobres, entre os Prussianos que no século XIX utilizavam jogos de tabuleiro que simulavam batalhas reais.
NaSegunda Guerra Mundial, os alemães e Ingleses, utilizavam o jogo para a definição de estratégias e táticas de combate.
Na década de 50, os Estados Unidos utilizavam jogos de simulação como instrumentos de ensino para o treinamento de executivos da área financeira e a partir do ano de 1963, com o desenvolvimento e evolução dos computadores, os jogos de empresa simulados alcançaram seu êxito naformação acadêmica e foram difundidos nas universidades estrangeiras.
No Brasil, os primeiros jogos com modelos importados chegaram na década de 1980 e, hoje, equipes de profissionais e consultores, trabalham no desenvolvimento de jogos simulados, que retratem nossas realidades empresariais. Os esforços de professores, profissionais de empresas de consultoria e os setores de treinamentos dasempresas, têm contribuído significativamente no maior uso destes recursos didáticos.
Os jogos de Empresas constituem, nos nossos dias, uma valiosa ferramenta nos mais diversificados segmentos para formação e treinamento, tanto para a comunidade acadêmica, como para a comunidade empresarial.


Conceitos
Diversos autores têm buscado a conceituação de jogos de empresas, os quais diferemsegundo seus objetivos pretendidos, como demonstrado nas definições que se seguem. Para melhor compreensão, seguem os conceitos que definem jogos e jogo simulado.


Conceitos de Jogos
Huizinga (1971) define jogo como “algo mais que um fenômeno fisiológico, um reflexo psicológico”, onde em seu livro Homo-ludens, o jogo transcende as necessidades imediatas da vida, pois confere um sentido aação.
Para Monteiro (1979), “o jogo encerra na sua essência um sentido maior do que a simples manifestação de uma necessidade : encerra uma significação”.
O jogo como atividade espontânea, além da distração que proporciona, tem também o objetivo de sociabilizar, de propiciar a formação de equipes, liberar a imaginação, disciplinar, de aperfeiçoar o bom senso e principalmente, de permitir queseu participante exercite habilidades necessárias ao seu desenvolvimento promovendo a descoberta e o encontro dele consigo mesmo.


Conceito de Jogo Simulado
Gramigna (1994) define jogo simulado como “atividade planejada previamente pelo facilitador, na qual os jogadores são convidados a enfrentar desafios que reproduzem a realidade de seu dia-a-dia. Todas as decisões são deresponsabilidade do grupo e as tentativas são estimuladas”. Por meio dos jogos simulados são identificadas as características do mundo real (regras definidas, espírito competitivo, tensão), porém, sem seus riscos como perda de prestígio, confiança e até de cargo como reflexo de decisões equivocadas.


Tomada de decisão
De acordo com Simon (1965:54), as decisões são algo mais que simples proposiçõesfactuais: Para ser mais preciso, elas são descrições de um futuro estado de coisas, podendo essa descrição ser verdadeira ou falsa, num sentido empírico.
Por outro lado, elas possuem, também, uma qualidade imperativa pois selecionam um estado de coisas futuro em detrimento de outro e orientam o comportamento rumo à alternativa escolhida.
Jones (1973:28) considera a decisão como um cursode ação escolhido por aquele que decide, que optou por determinado caminho por julgá-lo o mais eficiente à sua disposição para alcançar os objetivos ou o objetivo visado no momento –– ou seja, a melhor maneira de resolver um problema em aberto. Diz ainda que uma decisão é algo bem diferente do desempenho real do ato que a inspirou: é uma conclusão a que chegou um homem a respeito do que ele deve...
tracking img