Teste chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO: TESTE DE CHAMA

ÍNDICE
1. RESUMO 3
2. OBJETIVOS 4
3. INTRODUÇÃO TEORICA 5
4. PARTE EXPERIMENTAL 6
4.1. MATERIAIS UTILIZADOS 6
4.2. REAGENTES UTILIZADOS 6
4.3. PROCEDIMENTOS 6
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
CONCLUSÃO 10
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 11


1. RESUMO
A energia de um elétron em um átomo é quantizada, e pode ter somente um valor de energia,essa energia emitida é conhecida como fóton. Esse relatório foi feito sobre o teste que é utilizado na Química para detectar a presença de íons metálicos, baseado no espectro da emissão característico de todos os elementos químicos, que é a cor da chama emitida no retorno dos elétrons.
No decorrer do experimento foi realizada a limpeza do fio metálico, mergulhando-o em solução de ácido clorídricoconcentrado, previamente colocado no béquer, e em seguida, aquecendo-os em rubro na chama do bico de Bunsen. Quando aspergirmos o sal solubilizado do frasco na chama, observamos que a chama muda de cor, essa cor é característica dos íons metálicos encontrados na solução.
Essa energia foi visualizada como chama colorida. Quando aspergirmos a solução na chama, os elétrons dos átomos absorveram aenergia da chama e a liberaram em um comprimento de onda característico em um espectro visível a olho nu. A cor da chama foi resultado do comprimento de onda de cada elemento químico utilizado. Não teve risco em relação à quando aspergirmos a solução na chama, pois tivemos um distanciamento considerável do Bico de Bunsen. O reconhecimento foi possível devido à excitação dos elétrons quandoabsorveram o calor da chama e quando retornaram ao seu estado fundamental liberaram energia em forma de ondas eletromagnéticas.

2. OBJETIVOS
* Detectar alguns cátions metálicos por meio da cor produzida na chama;
* Observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o modelo atômico de Bohr;
* Verificar a distribuição eletrônica dos elementos;
* Reconhecer ocaráter quântico dos elétrons;
* Tomar contato com as regiões do espectro eletromagnético.

3. INTRODUÇÃO TEORICA
A teoria do modelo atômico de Niels Bohr é baseada no trabalho de vários cientistas dentre eles Planck e Rutherford.
Bohr acreditava que utilizando a teoria quântica de Planck, seria possível criar um novo modelo atômico, capaz de explicar a forma como os elétrons absorvem eemitem energia radiante.
Em 1913, Bohr, imaginou, contudo, que a radiação emitida é limitada para certo comprimento de onda. Com isso, deduziu que em um átomo, um elétron não está livre para ter qualquer quantidade de energia. A energia de um elétron em um átomo é quantizada, e pode ter somente um valor de energia.
Posteriormente, Bohr percebeu que os elétrons são organizados em níveis ou camadasde energia sendo que em cada, existe certa quantidade de energia. Os elétrons são distribuídos em 7 camadas, designadas pelas letras: K, L, M, N, O, P e Q. Os elétrons não podem assumir qualquer valor de energia mas somente as que corresponde as camadas permitidas.
Quando um elétron recebe uma quantidade de energia de uma fonte externa (chama, descarga elétrica), alguns elétrons da sua últimacamada absorvem essa energia e saltam para uma camada mais externa (Salto Quântico) produzindo o que chamado estado excitado. Quando uns desses elétrons retornam ao seu estado fundamental, ele libera a energia absorvida em forma de onda eletromagnética. Essa energia emitida é conhecida como fóton.
O estado excitado é um estado metal-estável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retornaimediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitação é então emitida na forma de radiação visível do espectro eletromagnético que o olho humano é capaz de detectar as cores. Como o elemento emite uma radiação característica, ela pode ser usada como método analítico.
Esse teste é utilizado na Química para detectar a presença de íons metálicos, baseado no espectro da emissão...
tracking img