Mata ciliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MATA CILIAR
I – Introdução
Todo cidadão precisa de condições adequadas e saudáveis no seu dia a dia, no entanto o que observamos é que atualmente percebe-se um descaso com que o meio ambiente. O homem no seu processo evolutivo busca a evolução sem se importar com as consequências.
No que se propõe o tema do presente trabalho, ainda sobre meio ambiente, mas de forma maisespecifica, iremos destacar sobre as Matas Ciliares, e também algumas soluções, estas que dependem tanto de participação do Estado como também de toda a sociedade.
I – Terminologia e conceito
A mata ciliar tem outras terminologias, tais como: mata de galeria, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola, e mais comumente conhecida como formação ribeirinha.Observação se faz ao que o nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.
Mata Ciliar é a designação dada à formação de vegetais que ocorre nas margens de rios e mananciais (fontes de água). Significa, de forma generalizada, qualquer formação florestal ocorrente na margem de cursos d'água. São sistemas vegetaisessenciais ao equilíbrio ambiental e, portanto, devem representar uma preocupação central para o desenvolvimento rural sustentável.

II - Importância

As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, protegendo as nascentes e os animais aquáticos, sendo suas funções:
- Reter/filtrar resíduos de agroquímicos evitando a poluição dos cursos d’água;
- Escoamento das águasda chuva;
- Proteger contra o assoreamento dos rios e evitar enchentes;
- Formar corredores para a biodiversidade;
- Recuperar a biodiversidade nos rios e áreas ciliares;
- Conservar o solo;
- Auxiliar no controle biológico das pragas;
- Equilibrar o clima, ou seja, interação entre os ecossistemas terrestre e aquático
Ex: absorvem dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveispelas mudanças climáticas que afetam o planeta, temperatura da água, alimentação da fauna aquática e terrestre.
- Melhorar a qualidade do ar, água e solo;
Atuam como um filtro natural para eventuais resíduos de produtos químicos,
fertilizantes e agrotóxicos, e o próprio processo erosivo. Os cursos d’água que apresentam sua mata ciliar íntegra são menos impactados por estes agentes.
- Manter aharmonia da paisagem;
- Melhorar a qualidade de vida. São assim, de grande importância para a preservação da qualidade da água que consumimos.
Estas peculiaridades conferem às matas ciliares um grande aparato de leis, decretos e resoluções visando sua preservação. O novo Código Florestal (Lei n.° 4.777/65) desde 1965 inclui as matas ciliares na categoria de áreas de preservaçãopermanente. Assim toda a vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios e ao redor de nascentes e de reservatórios deve ser preservada. De acordo com o artigo 2° (vide item II) desta lei, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso d'água.
III - Ausência de Mata Ciliar
Para reforçarmos a importância real da Mata Ciliar, abaixosegue alguns
apontamentos sobre as consequências de um espaço territorial sem a presença de mata ciliar:

– Escassez da água: Em vez de infiltrar no solo, a água escoa sobre a superfície formando enormes enxurradas que não permitem o bom abastecimento do lençol freático (reservatório de água onde se extrai boa parte da água para consumo humano), promovendo a diminuição da água armazenada. Comisso, reduzem-se as nascentes. As consequências do rebaixamento do lençol freático não se limitam as nascentes, mas se estendem aos córregos, rios e riachos abastecidos por ela. As enxurradas, por sua vez carregam partículas do solo iniciando o processo de erosão. Se não controladas, evoluem facilmente causando desequilíbrio do ambiente.
– Erosão e assoreamento: A mata ciliar é uma proteção...
tracking img