Cames

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
9 - CAMES E SEGUIDORES 9.1 - Definição Came é um elemento mecânico de uma máquina que é usado para acionar outro elemento, chamado seguidor, por meio de contato direto figura 9.1. 9.2 - Funcionamento Normalmente os cames são empregados para a transformação do movimento de rotação de um elemento em movimento alternado de outro elemento. A peça fixada ao elemento de rotação, o came é sempre oelemento motor; ao elemento comandado é dado o nome de seguidor, que, por sua vez, pode ser chamado de haste oscilante, quando o movimento é angular, ou haste guiada, quando o movimento é retilíneo.

haste oscilante Fig. 9.1 Came e seguidor

haste guiada

9.3 - Aplicações Os mecanismos de came são simples, de projeto fácil e ocupam um espaço muito pequeno. Além disso, os movimentos dos seguidoresque podem ter, todas as características desejadas, e não são de difícil obtenção. Por tais razões, os mecanismos de came são largamente utilizados em máquinas, sendo encontrados em motores de combustão interna, máquinas tipográficas, máquinas têxteis, máquinas ferramentas, máquinas automáticas de embalar, armas automáticas, dispositivos de comandos etc. 9.4 - Classificação dos cames Os cames sãoclassificados de acordo com sua forma na figura 9.2 temos alguns tipos básicos, sendo o came de disco considerado de uso genérico.

Fig. 9.2a Tipos de cames.
1

Fig. 9.2b Tipos de cames.

9.5 - Classificação dos seguidores Os seguidores são classificados em função da forma de contato, da posição, do deslocamento e do tipo de retorno. 9.5.1 - Quanto a forma de contato com o came (figura9.3).

Seguidor de ponta;

Seguidor de face plana; Seguidor de face esférica; Seguidor de rolete

Fig. 9.3 Tipos de contatos dos seguidores.

9.5.2 - Quanto a posição em relação ao eixo de giro do came (figura 9.4).

Eixo Radial

Eixo Deslocado (Offset)

Fig. 9.4 Posições dos seguidores em relação ao eixo de giro do came.
2

9.5.3 - Quanto ao tipo de deslocamento do seguidor (figura9.5).

Translação (haste guiada) Fig. 9.5 Tipos de deslocamentos do seguidor.

Oscilante (haste oscilante)

9.5.4 - Quanto ao tipo de retorno do seguidor (figura 9.6).

Retorno por gravidade

Retorno por mola

Retorno comandado

Fig. 9.6 Tipos de retornos dos seguidores.

3

9.6 – Nomenclatura do came de disco (figura 9.7) Circunferência base - É a menor circunferência com omesmo centro do came e tangente internamente a ele figura 9.7. Ponto de traçado - É um ponto convenientemente escolhido sobre o seguidor, utilizado para determinar o perfil primitivo do came; corresponde ao centro do rolete ou à arresta do seguidor de ponta. No caso dos seguidores de ponta, o ponto de traçado também é o ponto de contato. Perfil primitivo - É aquele descrito pelo ponto de traçado.Perfil do came - É a curva limite da sua seção reta. No caso do seguidor de ponta, é o próprio perfil primitivo. Ângulo de pressão “α “ - É o ângulo entre a normal à curva primitiva e o deslocamento do seguidor. Esse ângulo é variável ao longo do perfil do came. Ângulo de ação qualquer. “ β “ - É o ângulo de rotação do came para realização de um evento

Ponto primitivo - É o ponto do perfilprimitivo onde o ângulo de pressão é máximo. Circunferência primitiva - É uma circunferência com o mesmo centro do came e que passa pelo ponto primitivo. Circunferência principal - É a menor circunferência com o mesmo centro do came e tangente ao perfil primitivo.

Fig. 9.7 Nomenclatura do came de disco com seguidor radial de rolete.
4

9.7 - Projeto gráfico do perfil do came. 9.7.1 -Considerações gerais De um modo geral deseja-se na prática, determinar o perfil de um came para um movimento conhecido ou escolhido do seguidor. O came é dotado de uma determinada velocidade de rotação, geralmente uniforme (rad/s). O problema consiste então em determinar, algébrica ou graficamente, um perfil para o came, o qual promova o movimento especificado para o seguidor. A solução algébrica exige que...
tracking img