Massa molar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Esse trabalho foi feito em cima de uma pesquisa sobre a massa molar, que nada mais é do que massa de um mol de átomos de qualquer elemento. A massa molar de um elemento é numericamenteigual à massa desse elemento em unidades de massa atômica. Logo, sabendo a massa atómica de um elemento, sabe-se também a sua massa molar.

Massa molar
A massa molar é a massa em gramas de um mol deentidades elementares – átomos, moléculas, íons, elétrons, outras partículas ou outros grupos específicos de tais partículas. É representada pela letra "M" e expressa na unidade g/mol.
Relação entremassas atômica e molar
A massa molar de um elemento químico ou de uma substância é numericamente igual à massa atômica desse elemento ou do total das massas atômicas componentes da substância emunidades de massa atômica. Desta forma, conhecendo-se a massa atômica de um elemento (expressa em unidades de massa atômica, u.m.a.) ou dos elementos constituintes da substância, sabe-se também a suamassa molar – expressa em g/mol.
Ex.: a massa atômica total da substância água, H2O = 18 u.m.a., logo M = 18 g/mol - massa de 6,02 x 1023 moléculas de água, do total de seus átomos.
Raramente asmolares são listadas em tabelas, pois podem ser calculadas a partir das massas atômicas padrões, frequentemente listadas em catálogos químicos, tabelas periódicas ou em MSDS (Fichas de Segurança deMaterial). As massas molares normalmente variam entre:
1–238 g/mol para átomos de elementos que ocorrem naturalmente;
10–1000 g/mol para compostos químicos simples;
1000–5,000,000 g/molpara polímeros, proteínas, fragmentos de DNA, etc.

Conclusão
Massa molar: É a massa, em gramas, de um mol (quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos átomos existem em 12g decarbono-12) da substância. Podemos utilizar a fórmula: n=m/M, sendo que n é o número de mols, m é a massa, em gramas e M é a massa molecular.

Dessa forma, a massa molar da água é 18g.

H2O H=1...
tracking img