Masp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) localiza-se na avenida Paulista, na cidade de São Paulo, no Brasil. Um dos mais importantes espaços culturais do país, é popularmente conhecido pelo edifício de arquitetura arrojada que abriga as suas instalações, famoso ícone da capital paulista.
Instituição particular sem fins lucrativos, o museu notabiliza-se peloextraordinário acervo reunido desde sua fundação em 1947. Reconhecida internacionalmente por sua qualidade e diversidade, a coleção do MASP é considerada a mais importante da América Latina, com obras que abrangem da Antigüidade Clássica até a Arte Contemporânea.

História

Antecedentes

Ao fim da década de 1940, o estado de São Paulo já produzia bens de consumo, atendendo a todo o país. No planocultural, entretanto, a sua maior realização havia sido a Semana de Arte Moderna de 1922, ainda não plenamente compreendida pela sociedade brasileira. Nesse cenário, Assis Chateaubriand, fundador e proprietário dos Diários Associados, maior rede de comunicações do Brasil à época, idealizou a criação de um museu em moldes inovadores, que funcionasse como um centro dinâmico de geração e de difusãocultural, que refletisse o dinamismo da economia do Estado, sem o radicalismo de alguns elementos do Modernismo e sem o tradicionalismo daqueles ligados ao conservadorismo. Nas palavras do próprio Chateaubriand, “[...] uma casa de pintura e escultura, para formar o interesse de nossa gente pelas artes plásticas."
Chateaubriand pretendia sediar o futuro museu no Rio de Janeiro, mas optou por São Paulopois acreditava que nesta cidade teria mais sucesso em arrecadar os fundos necessários para formar a coleção, dada a riqueza oriunda do café e das indústrias paulistas. Outro importante fator que permitiria a formação do acervo era a tendência do mercado europeu de obras de arte, à época influenciado pelo término da Segunda Guerra Mundial, o que permitia adquirir obras-primas a preços entãoacessíveis.
Para movimentar-se nesse mercado, respondendo pelo acervo de arte, era necessário um técnico especializado e experiente: Chateaubriand propôs a Pietro Maria Bardi, dono de galeria, colecionador, jornalista e crítico de arte italiano, o desafio de criar um Museu de Arte Antiga e Moderna. Bardi objetou que não deveria haver distinção entre as artes, propondo apenas um Museu de Arte, e aceitou oconvite. Planejando ficar à frente do projeto por apenas um ano, dedicou-se a ele pelo resto de sua vida, tendo dirigido a instituição por quase cinquenta anos. Trouxe consigo, para o Brasil, todo o seu acervo pessoal além de uma coleção de vinte mil fotografias de obras de arte ocidentais, uma das maiores coleções didáticas do mundo.

A fundação

Nos três primeiros anos de atividade, o museufuncionou em uma sala de mil metros quadrados no primeiro andar do edifício-sede dos Diários Associados, na rua 7 de Abril. No espaço aberto ao público em 2 de outubro de 1947 foram apresentadas as primeiras aquisições, com destaque para um Picasso e um Rembrandt. O projeto museográfico da arquiteta italiana Lina Bo Bardi, esposa de Pietro Maria Bardi, dividiu o espaço em quatro ambientes:pinacoteca; sala de exposição didática sobre a história da arte mundial; sala de exposições temporárias e auditório. Essa divisão reflete a vocação de centro gerador de conhecimento e cultura da instituição, opondo-se à idéia de museu como simples depósito de obras de arte. O MASP foi o primeiro museu brasileiro a abrir espaço para a arte moderna. Ali também passaram a ser ministrados cursos sobreHistória da Arte, e realizadas mostras de artistas nacionais e estrangeiros, de todas as correntes - incluindo manifestações de teatro, música e de cinema -, transformando o novo espaço em um ponto de encontro de artistas, estudantes e intelectuais em geral.
Em 1950, o Museu passou a ocupar mais três pavimentos no edifício dos Diários Associados. O novo espaço permitiu a ampliação de sua atuação...
tracking img