Maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.
A cor, através do seu significado, é um elemento muito importante para a comunicação, uma vez que qualquer anúncio joga de alguma forma com os elementos visuais, logo, a cor assume um papel preponderante.
É através da escolha das imagens e da cor, que a comunicação assume um caractere atrativo ou não. Um anúncio com uma enorme quantidade de texto desprovido de imagem e cor adequadas torna-sepouco sedutor. Ao invés, um anúncio com uma imagem atrativa, cores corretas e acompanhada com uma pequena frase pode funcionar na perfeição. Mas por outro lado, o anúncio publicitário não terá de ser obrigatoriamente a cores: um anúncio pode demonstrar-se atrativo mesmo sendo a preto e branco. O jogo destas duas cores, quando conjugadas adequadamente, pode também prender a atenção do leitor, bemcomo transmitir diversas ideias. A imagem nestes casos é mais simples e por isso torna-se, assim, mais fácil para a pessoa que vê perceber a mensagem contida no anúncio.
Mais que sinalizar produtos, a cor é um conforto para a vida do indivíduo sob sua influência e causa sensações que reproduzem momentos e recordações, antes de escolher a cor que representará uma nova marca, anúncio, ou qualqueroutro trabalho de comunicação, há todo um estudo cromático sobre como aquela tonalidade impactará junto a seu público e qual a imagem que os consumidores terão da empresa a partir dela.
O estudo das cores é um assunto instigante e exige muito estudo e prática. Como bons comunicadores, sabemos que as cores influenciam psicologicamente as pessoas de diversas maneiras e estão diretamente ligadas àemoção. Ao escolhermos uma cor para elaborarmos um trabalho, temos em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, que provocará reações (positivas ou negativas) em seus observadores e por isso devemos estar atentos à psicologia das cores e seus significados, garantindo uma aplicação de sucesso.
Além disso, é preciso preocupar-se com o público-alvo; o uso da cor não pode serfeito aleatoriamente, baseando-se apenas na sensação estética, deve seguir sempre um acompanhamento cultural, o qual deve conter estudos sempre atuais sobre tendências do nicho a ser atingido

Texto original da autoria de: Paula Moreira, Ana Fernandes e Sérgio Reis
Site: http://paulamoreira.wordpress.com/2009/09/07/importancia-da-cor-no-anuncio-publicitario/
USO DE CORES NO MARKETING


Imaginese o mundo não tivesse cores, fosse todo em preto e branco. Como seria nossa vida? Como viveríamos sem as cores que nos cercam? Sem as cores da natureza? Sem o colorido das flores?
Pois é, as cores fazem parte das nossas vidas, assim como o ar que respiramos e, no entanto são poucas as vezes que paramos para observar o colorido de algo a nossa volta, ou analisar as cores de um determinadoobjeto, seja ele da natureza ou criado pelo homem.
Apesar da influência que as cores nos causam, o que sabemos a seu respeito? O que é cor na verdade?
As cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz do sol, que é composta pelas sete cores do arco-íris quando incidem em um objeto são absorvidas ou refletidas pelo mesmo, ou seja, algumas dessas cores são absorvidas, enquanto as outras sãorefletidas, e são essas que irão definir suas cores.
A cor é uma realidade sensorial, segundo os estudos de psicologia, à qual não podemos fugir. Além de atuarem sobre a emotividade humana, as cores produzem uma sensação de movimento, uma dinâmica envolvente e compulsiva.
Algumas experiências psicológicas têm provado que há uma reação física do indivíduo diante da cor. Entretanto esse é ainda um vastocampo a ser explorado.
Fère (1960) in Fafina (1986) diz que a luz colorida intensifica a circulação sangüínea e age sobre a musculatura no sentido de aumentar sua força segundo uma seqüência que vai do azul, passando pelo verde, o amarelo e o laranja, culminando no vermelho.
O efeito produzido pela cor é tão direto e espontâneo que se torna difícil acreditar que ele se passa apenas em...
tracking img