Bandeira, pra que te quero?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO DE ESTÁGIO
BANDEIRA, PRA QUE TE QUERO?

Daniel Mateus Leivas Ferreira
Professora Ester Zingano
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Artes Visuais
15/07/2012
Vanessa Kaiser de LimaProf. Orientador Denise Raquel Rosar
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVIPedagogia (PED 8501) – Estágio I11/12/10

1. A Importânciado Memorial

O presente memorial tem por objetivo relatar de modo simples, detalhado e crítico a minha experiência de estágio em Ensino Fundamental realizada no mês de novembro de 2011 na Escola de Ensino Médio Estadual Santa Rosa, especificamente nos dias 16, 23 e 30 do mês mencionado. Friso aqui o compromisso em estabelecer o máximo de veracidade quanto aos relatos que dizem respeito àsatividades de observação e regência.
Embora eu lecione a disciplina de Arte na mesma instituição de ensino no turno da manhã, penso que o estágio foi relevante à medida que me fez deparar com um fator inédito: a observação de regência. Além disso, não tinha tido a experiência de assistir e lecionar para as quintas séries (turmas 53, 54 e 55) de forma sucessiva, ou seja, em períodos de aulaconsecutivos. Pois, pela manhã eu ministro aula somente para as turmas 71 e 81, respectivamente.
Tomo nota também dos resultados atingidos com este estágio quanto às dificuldades e compensações obtidas- tanto aquelas no trabalho do professor avaliador bem como as minhas próprias na qualidade de regente.

2. Projeto de Arte referente ao Dia da Bandeira Nacional
Inicio a atividade de estágio numa tardede quarta-feira, 16 de novembro de 2011. A professora da disciplina de Arte, Orlinda Souza, me apresenta aos alunos da primeira turma da tarde, a 54.
Em momento prévio, na sala dos professores, a professora Orlinda já havia me apresentado o material didático com a proposta de trabalho para a aula do dia consistindo em cópias Xerox da Bandeira Nacional para colorir. Tal trabalho alude ao próximosábado da semana- dia 19 de novembro- no qual será comemorado o Dia da Bandeira do Brasil.
Deste primeiro momento já tiro minhas considerações referentes aos recursos e metodologias do conteúdo relacionado. O tema-assunto datas comemorativas é bastante interessante e necessário a sua incursão na escola. No entanto, a forma de abordá-lo- desenhos da bandeira para colorir- segue o sistematradicional da cartilha consistindo na antiquada reprodução escolar que pouco tem para desenvolver as potencialidades criativas e de certa forma é até infantilizada para alunos da faixa etária da quinta série. Além do mais, pode se considerar uma forma de reprodução da violência simbólica conforme Bourdieu e Passeron (1975):
Existe uma violência inerente e inevitável, a violência da educação, pois,toda ação pedagógica é uma forma de violência simbólica porque reproduz a cultura dominante, suas significações e convenções, impondo um modelo de socialização que favorece a reprodução da estrutura das relações de poder.

Apesar disso, reconheço a importância da ação da professora no sentido de tentar despertar um sentimento de patriotismo- atualmente tão descrente e escasso- e então vejo aí umprincípio desencadeador para um bom projeto.
A Turma 54 se caracteriza por possuir alunos não repetentes. Seus alunos têm em média 10 a 11 anos. Eles se mostraram agitados inicialmente com o elemento novo, ou seja, com a minha presença, mas, ao mesmo tempo, foram dóceis e receptivos. Eu procurei me acomodar ao fundo da sala, pois nesse primeiro momento tenho que seguir dez horas de observaçãoconforme prescreve o estágio.
A professora Orlinda explicou aos seus alunos o próximo feriado de sábado afirmando que a Bandeira Nacional representa o nosso país como um símbolo e merece sumo respeito e conhecimento. Eu aprovo e confio em tal explanação evocadora de patriotismo.
Logo em seguida, ela distribuiu as cópias em Xerox das bandeiras para que os alunos as colorissem. Obviamente que...
tracking img