Maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maslow


Biografia
A vida do psicólogo Abraham Maslow esteve repleta de descobertas acerca da motivação e da personalidade, que transcenderam a psicologia acadêmica tradicional e se estenderam para os campos mais vastos da gestão e do marketing. Ele demonstrou preferir o estudo das tendências sociais, quase imperceptíveis para outros, especulando acerca das suas conseqüênciasde longo prazo. Maslow relacionou claramente as suas teorias ousadas com os acontecimentos do mundo e da sua própria vida. Para ele, os elementos pessoal e social estavam permanentemente interligados. Conhecendo a sua vida compreenderá a sua obra.
O nascimento de um psicólogo
Abraham Maslow nasceu a 1 de Abril de 1908, em Nova Iorque, o primeiro filho do imigrante russo Samuel Maslow.Apesar de ter sido educado numa comunidade judaica, a mãe não era uma religiosa praticante, mas uma mulher supersticiosa, que o castigava permanentemente e o atormentava com a possibilidade de um castigo divino, um comportamento que, mais tarde, Maslow caracterizou como esquizofrenia e utilizou como exemplo em palestras de psicologia. O anti-semitismo, a que assistiu entre as décadas de 20 e 40,também marcou profundamente o jovem Maslow.
Apesar de não terem formação escolar, os seus pais valorizavam muito a educação, sobretudo a do seu filho mais velho. Este interesse complementou a infância conturbada com certa estabilidade emocional. Na escola Boys High, Maslow estava rodeado de jovens brilhantes, o que o estimulava. Foi editor da revista Latin e colaborador da publicação de físicaPrincipia. Tornou-se social-democrata, idealisticamente comprometido em trabalhar por um mundo melhor. O início do seu percurso universitário não foi dos melhores. Depois de passar pelo City College, em Nova Iorque, e pela Brooklyn Law School, duas experiências pouco satisfatórias, Maslow concorreu à Universidade de Cornell, tal como a maioria dos seus colegas do Boys High havia feito à saída do liceu,incluindo o seu primo Will, o amigo mais marcante da sua infância e juventude. Decepcionado e com fracas notas, reinscreveu-se no City College, mas pediu a transferência para a Universidade de Wisconsin, onde terminou a licenciatura em Psicologia, numa época (1930) em que a psicologia lutava pela sua separação da filosofia, da biologia e da medicina. Dois anos antes de terminar o curso casou-secom a sua prima Bertha.
Os estudos posteriores em Wisconsin foram todos nas áreas da psicologia, anatomia, fisiologia e comportamento animal. Ao longo dos anos nesta universidade, Maslow propôs a publicação de diversos artigos da sua autoria ao Journal of Philosophy, mas nenhum foi aceite. Nenhum dos temas na área da psicologia que lhe interessava versar na sua tese de mestrado pareciamerecer o interesse da comunidade acadêmica. O tema — «Aprendizagem, retenção e reprodução de material verbal» — acabou por ser imposto. Os primeiros artigos publicados tiveram origem nesta tese, apesar de o autor a ter retirado das prateleiras da biblioteca, por vergonha.
Do estudo dos primatas à motivação humana
Apesar da formação estimulante em psicologia em Wisconsin, Maslow levou algumtempo a escolher a área de especialização que o entusiasmasse intelectualmente. Quando foi aceite como investigador assistente na equipa de Harry Harlows, estudioso do comportamento social e aprendizagem dos primatas (que acabou por ser o tema da sua tese de doutoramento), tudo mudou radicalmente. Durante algum tempo, Maslow fez testes de inteligência a orangotangos e, para sua surpresa, começou agostar da pesquisa e do seu mentor.
No Inverno de 1932, e após a publicação de artigos científicos no Journal of Comparative Psychology, Maslow foi para a Universidade de Yale aprofundar os estudos com Robert Yerkes, conhecido por «homem macaco», devido às suas experiências com primatas. Maslow nunca perdeu de vista a psicologia humana e descobriu uma relação próxima entre os fatores de...
tracking img