Baterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Química

Baterias






Colégio Dom José Lafayette Ferreira Álvares
2º Ano – Ensino Médio
21/11/11
A bateria foi uma descoberta importante. Permite que se utilizem os equipamentos mais variados sem ter a necessidade de estar ligado diretamente a uma rede de electricidade.
Na verdade a descoberta de como utilizar a electricidade antecede a descoberta da bateria.
Aelectricidade foi um fenômeno sempre existente na natureza, no entanto falta-se descobrir como utilizá-la para fornecer energia. Apenas no século XVII se começou realmente a investigar a electricidade e as formas de utilizá-la. Foi Alessandro Volta quem começou este estudo. Ele começou por estudar a electricidade e descobrir posteriormente que era possível obter electricidade a partir da reação químicaentre dois elementos quando colocados num elemento líquido que promovesse esta reação. Começou aqui a bateria. Começaram a ser estudados então quais seriam os metais mais apropriados para a produção de baterias. Para isto também contribuiu William Cruickshank que consegui produzir a primeira luz elétrica. No entanto, todas as baterias feitas nesta altura eram baterias que não podiam serrecarregáveis, ou seja, uma vez terminada a reação química, não era possível reverter a reação de forma a produzir mais elétrons. Uma descoberta importante foi a descoberta do método de gerar electricidade através do magnetismo. Isto permitiu utilizar campos magnéticos para permitir um fluxo constante de elétrons. Uma das baterias mais utilizadas, níquel-cádmio, na verdade surge em 1899, inventada por WaldmarJungner, mas apenas em 1947 é que se chegou ao processo de isolar completamente a célula. As baterias sofreram alguns desenvolvimentos, mas não deixaram de ser bastante semelhantes às baterias inicialmente desenvolvidas. A bateria de lítio só surge nos anos 70. O problema com estas baterias, quanto a criar baterias recarregáveis, era o fato de estas baterias serem instáveis. Este problema foiultrapassado com a utilização de iões de lítio. Este tipo de baterias não tem tanta capacidade como às baterias de lítio, no entanto as baterias de lítio apresentam altos riscos em termos de segurança, não sendo por isso utilizadas.


Curiosidade: Quanto maior a quantidade de eletrólito e maior o eletrodo da bateria, maior a capacidade da mesma. Por causa das reações químicas dentro das pilhas,a capacidade de uma bateria depende das condições da descarga tais como o valor da corrente elétrica, a duração da corrente, a tensão terminal permissível da bateria, a temperatura, e os outros fatores.


➢ Bateria de níquel-cádmio

A bateria de níquel-cádmio é uma das mais utilizadas em todo o mundo, são elas as responsáveis por manter aparelhos como filmadoras e celulares emfuncionamento, e, além disso, podem ser recarregadas milhares de vezes. Dizemos que uma bateria possui este aspecto por que todas as semirreações que ocorrem para seu funcionamento podem acontecer de forma reversível. A energia necessária para a recarga desse tipo de bateria é fornecida por um gerador externo (carregadores). Acompanhe as semirreações que ocorrem no interior bateria de níquel-cádmio:
Polonegativo (ânodo)

Cd + 2 OH- → Cd(OH)2 + 2 é (elétrons)

Polo positivo (cátodo)

NiO2 + 2 H2O + 2 é → Ni (OH)2 + 2 OH-

Essa bateria ganhou o mercado por sua grande durabilidade.


➢ Bateria de Lítio
As baterias de íon lítio são um tipo de baterias recarregáveis muito utilizadas em equipamentos eletrônicos portáteis. Armazenam o dobro de energia que uma bateria de hidreto metálico deníquel (ou NiMH) e três vezes mais que uma bateria de níquel cádmio (ou NiCd). Outra diferença da bateria de íons de lítio é a ausência do efeito memória (não vicia), ou seja, não é preciso carregar a bateria até o total da capacidade e descarregar até o total mínimo, ao contrário da bateria de NiCd.
História: Ela resiste mais que uma bateria normal, mas do mesmo modo deve ser carregada e...
tracking img