Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-Karl Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, na pequena cidade de Trevis na Alemanha.
-Sua juventude foi cheia de estudos e sua vida foi tranquila,dentro da cultura burguesa europeia..
- Para sobreviver tornou-se jornalista, seu primeiro artigo foi um comentário sobre a censura e não pode ser publicado,foi censurado. Graças a sua capacidade, Marx em pouco tempo passou de um simples funcionário a diretor do jornal Gazeta Renana.
-Como diretor, Marxpatrocinou um estudo sobre a vida de camponeses que roubavam madeira pertencente ao Estado, vendendo-a em seguida. Esse estudo provou que os camponeses recebiamum salário tão baixo, que passavam fome, e por consequência roubavam a madeira.
- Para resolver esse problema de criminalidade, Marx propôs que seaumentassem os salários dos camponeses em vez de prendê-los. O governo alemão não gostou da sugestão e resolveu fechar o jornal.
-Diante dessa situação, Marxresolveu se mudar para a Paris na França, onde organizou uma revista, que denuncia a repressão do governo alemão contra a cultura e contra os trabalhadores.- Essa revista acabou entrando clandestinamente na Alemanha, e em pouco tempo chegou às mãos do Estado alemão que por sua vez pressionou o Estadofrancês, que expulsou Marx da França. Por motivos políticos, Marx mudou-se para outro país: a Bélgica.
-Após se mudar para a Bélgica, Marx passa a se dedicar aajudar os trabalhadores e tudo o que escreve: artigos e livros, passa a ser com o objetivo de mostrar o quanto a sociedade capitalista produz de injustiça.
tracking img