Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes do nosso assunto = Relações políticas

Materialismo na História
Marx acreditava que a estrutura de uma sociedade reflete na forma como os homens se organizam para a produção social debens.
2 Fatores importantes.
Forças produtivas são as condições materiais de toda produção. Qualquer processo de trabalho que implica determinados objetos. Matéria prima identificada e extraída danatureza.
Instrumentos – Conjunto de forças naturais já transformados e adaptados pelo homem.
Exemplo:
Ferramentas ou maquinas.
O homem e o principal elemento das forças produtivas o responsável pelaligação entre natureza técnica e os instrumentos.
O desenvolvimento da produção vai determinar a combinação e o uso desse diversos elementos.
Que são eles
Recursos naturais
Mão de obraInstrumentos e técnicas.
Cada forma de organização corresponde a uma determinada forma de relação de produção
As formas de produção podem ser
Cooperativistas (Como um mutirão )
Escravistas (Como naantiguidade)
Servis (Como no sistema feudal)
Para Marx era fundamental estudar o modo de produção para se compreender como se organiza uma sociedade as relações de produção são consideradas as maisimportantes relações sociais.Os modelos de famílias, as leis , a religião as ideias políticas os valores sociais são aspectos cuja a explicação depende do estudo de diferentes modos de produção .-------------------------------------------------

Na teoria marxista, o materialismo histórico  pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais,essencialmente econômicos e técnicos. A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, asuperestrutura, representaria as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc). A propósito, Marx escreveu, na obra A Miséria da filosofia (1847) na qual estabelece polêmica com...
tracking img