Martin luther king

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARTIN LUTHER KING

























Salvador 2009
Colégio Antônio Vieira
Mariana Seixas Gouveia Cabral
8ª D – nº 34














Trabalho realizado como pré-requisito para o Projeto África

























Salvador 2009
Epígrafe
































“Eu tenhoum sonho de que um dia meus quatro filhos vivam em uma nação onde não sejam julgados pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter”.
Martin Luther King
Martin Luther King, Jr. nasceu em Atlanta, 15 de janeiro de 1929 filho primogênito de Martin Luther King que era agricultor e Alberta Williams King que era pastora, uma família de negros norte-americanos de classe média. Foi um pastorprotestante desde os 19 anos e ativista político estadunidense. Membro da Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. E graduou-se em 1948, em sociologia.
Luther King casou-se com Coretta Scott King em 18 deJunho de 1953. Foi o próprio pai que realizou a cerimónia de casamento no Alabama. King e a sua esposa tiveram quatro filhos e todos seguiram os passos do pai como activistas de direitos civis, mas as sua opniões são bem diferentes entre si.
Começou o seu ativismo politico em 1955, mesmo ano em que a sua primogênita Yolanda Denise King nasceu. Rosa Parks, uma mulher negra, se negou a dar seulugar em um ônibus para uma mulher branca e foi presa. Os líderes negros da cidade organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Durante a campanha de um ano liderada por King, muitas ameaças foram feitas contra a sua vida, foi preso e viu sua casa ser atacada. O boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana emtornar ilegal a discriminação racial em transporte público.
Em 1957, ano do nascimento do seu segundo filho Martin Luther King (neto), Martin Luther King tornou-se presidente da fundação da CLCS (Conferência de Liderança Cristã do Sul), na qual permaneceu até a sua morte.
King era seguidor das idéias de desobediência civil não-violenta, Satyagraha, preconizadas por Mahatma Gandhi, eaplicava essas idéias nos protestos organizados pelo CLCS. Realizando em 1959 uma viagem a Índia para aprofundar seus conhecimentos de Satyagraha. King acertadamente previu que manifestações organizadas e não-violentas contra o sistema de segregação predominante no sul dos EUA, atacadas de modo violento por autoridades racistas e com ampla cobertura da mídia, iriam criar uma opinião públicafavorável ao cumprimento dos direitos civis; e essa foi a ação fundamental que fez do debate acerca dos direitos civis o principal assunto político nos EUA. Em 1961 nasce seu terceiro filho Dexter Scott King.
Em 1963 ano de nascimento da caçula Bernice Albertine King, liderou um movimento massivo, "A Marcha para Washington", pelos direitos civis no Alabama, organizando campanhas por eleitoresnegros, foi um protesto que contou com a participação de mais de 200.000 pessoas que se manifestaram em prol dos direitos civis de todos os cidadãos dos Estados Unidos. A não-violência tornou-se sua maneira de demonstrar resistência. Foi novamente preso diversas vezes. Neste mesmo ano liderou a histórica passeata em Washington onde proferiu seu famoso discurso "I have a dream" ("Eu tenho um sonho").Em 1964 se tornou a pessoa mais jovem a receber o prêmio Nobel da Paz, que lhe foi outorgado em reconhecimento à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos.
Ele organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte...
tracking img