Toque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TOQUE
QUALIDADE DO TOQUE

É de essencial importância falarmos sobre a qualidade do toque. Quando recebemos um toque nem sempre dizemos que foi bom ou ótimo.
Ao tocar é importante perceber ou ter consciência da forma que toca a pele do outro.
Cada ação do terapeuta ou de quem toca provoca uma reação. A reação são sentimentos que precisam ser sentidos ou percebidos pelo tocado. Quem tocaprecisa desenvolver cada vez mais a sensibilidade.
Certos sentimentos necessitam ser trabalhados posteriormente, no corpo e pelo corpo do tocado. São sentimentos que quando afloram trazem consigo um conteúdo vivenciado no passado. Contudo, estes sentimentos não foram vivenciados de forma saudável.
Quanto ás reações são respostas que o corpo emite frente a uma ação que neste caso é o toque.
Quandoalguém toca com qualidade entra em sintonia com o corpo do tocado. O corpo do tocado é o centro das atenções. O bem-estar esta no corpo de quem recebe.
Aquele que toca está relaxado, observando, tocando, sentindo o corpo do tocado.
UMA CONSTATAÇÃO...

Ao voltar o olhar para nossa realidade, perceberemos que somos muito frios nos contatos. Pouco somos tocados e pouco tocamos. A ausência decontatos de pele com pele é uma realidade. Para a nossa cultura, quanto menos toques, melhor. Só não nos diz, melhor para que...

DA FANTASIA AO TOQUE

Ao olhar para a sociedade, observa-se indivíduos tão inibidos ao toque que não se sentem nada a vontade em tocar e ser tocado.
O toque é a expressão do amor mais encarnada. Contudo, imagina-se, fantasia-se muito e toca-se pouco ou nada. Num únicotoque comunica-se muito ao corpo tocado. Se comparássemos um simples toque, com um discurso sofisticado, mesmo assim o toque é mais expressivo ao corpo e à pele.
Num simples toque, atinge-se profundamente a pessoa tocada. Há muitos significados num único toque. Para explicá-lo muitas palavras. Porém, explicação que dificilmente convence. A palavra esvai-se e o que fica é o toque.

TOQUE QUENUTRE E ACALMA

Ao tocar uma pele percebe-se como pode ser benéfico o toque. Geralmente, observa-se o tocado ficando cada vez mais quieto tanto quanto física como mentalmente.
As reações e os movimentos vão ficando cada vez mais lentos e tranquilos. Surge um estado de relaxamento. O que impressiona é que geralmente o tocado não percebe o tempo passar. Surpreende-se quando constata que o tempopassou. Parece-me que o tocado alcançou um estado de relaxamento profundo.
As percepções vão ficando cada vez mais lentas. Percebe-se com muita intensidade o toque que remete ao interior, à energia vital.
A consciência corporal vai ficando aguçada. Sim o corpo esta ali, presente, tocado. E, sente intensamente o toque penetrando pele à dentro.
O mundo ou a realidade do dia-a-dia vai ficando pequeno eaumenta o foco no toque, no presente, no estar ali sem preocupações e tensões.
O bem estar, a tranquilidade vai tomando conta do corpo. A energia vital flui livremente pelo corpo que às vezes chega a pulsar.
Este pulsar energético, ativa o corpo e permite que o interior reaja e seja revigorado e alcance o equilíbrio.
Acrescente a este estado de fluidez energética, a consciência corporal docorpo do tocado. Pode-se observar um aumento na percepção do corpo e das estruturas internas. Sente-se mais e com qualidade. Os sentimentos ficam mais tranquilos e mais fáceis de serem percebidos.
A massoterapia é definida como um conjunto de técnicas através do toque em áreas precisas do corpo, na pele, para promover o bem estar, integrar memórias desagradáveis e limitantes presentes na pele e nocorpo do tocado.

DA TEORIA À PRÁTICA

Uma grande dificuldade que temos é ter menos teoria e tocar mais.
Como é bom quando estamos com algum problema e alguém nos toca, parece o melhor conforto do mundo. O toque é um “remédio” da alma. Toca a alma e mobiliza nossas energias internas para o crescimento do ser que ali esta , tão pequeno , cheio de medos, dúvidas...
 Como é difícil para muitos...
tracking img